Vereadores adiam queda de braço com prefeito de Vila Velha

Os vereadores de Vila Velha não desistiram do projeto que proíbe passageiros de viajarem em pé nos coletivos do município. Os parlamentares iriam analisar o veto do prefeito Neucimar Fraga (PR) em sessão realizada nesta quinta-feira, mas, por falta de quórum, a votação pela derrubada ou não da decisão do Executivo acabou sendo adiada para a semana que vem. Parece que muitos ainda estão na dúvida se votam ou não junto com o prefeito. A matéria polêmica ganhou repercussão nacional e foi barrada com a alegação de que era inconstitucional.

Disputado
Parece que o vereador Juarez Gonçalves (PSB) está mesmo com o passe valorizado. Depois de ser assediado pelo PSD para ser vice de Max da Mata (DEM) na disputa pela prefeitura de Vitória, nos bastidores comenta-se que ele também está sendo cotado para ser vice da petista Iriny Lopes. No último final de semana, inclusive, Iriny esteve em Castelo durante evento com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para discutir a possível aproximação.

Tucano no ninho
A ex-deputada federal Rita Camata (PSDB) teria recusado convite para integrar o ninho das pombas e fechado as portas para o PSB. A ideia do partido seria fazê-la disputar a prefeitura de Vitória, mas a tucana disse que continua junto com os tucanos e que não vai disputar a eleição em 2012. Com isso, abre caminho para Luiz Paulo Vellozo Lucas e Cesar Colnago, ambos do PSBD.

Explicação
A novela da viagem da comitiva capixaba a Bogotá para conhecer o modelo de corredor exclusivo para ônibus continua dando o que falar. Agora é a vez de o deputado Marcelo Santos (PMDB) justificar sua presença na Colômbia. O peemedebista disse que as cidades de São Paulo, Curitiba e Goiânia, onde já existe o sistema, estão fora da realidade capixaba. Em Cali, por exemplo, as ruas são estreitas e os problemas parecidos com os da Grande Vitória, por isso exigindo soluções semelhantes.

Sem conversa
A prefeitura de Vila Velha lançou o “Conversa Aberta”, um programa que tem objetivo de ouvir a comunidade e fazer uma espécie de prestação de contas das ações do município. O problema é que a ideia não emplacou e nos eventos que são realizados aparecem mais servidores do Executivo do que a própria população. Devido ao baixo quórum a iniciativa já foi batizada de “conversa fiada”.

Educação
O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), está contando os dias para a inauguração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que acontece no mês que vem no município. O republicano está que é só sorriso e não esconde de ninguém o sonho (não realizado) que tinha de estudar no antigo Cefetes. Nunca conseguiu passar porque além de ir para a escola precisava trabalhar para ajudar na renda da família.