Comissão Representativa responde pela Ales durante recesso

Com o anúncio da última sessão plenária antes do recesso da Assembleia Legislativa (Ales), a Mesa Diretora realizou a eleição  da Comissão Representativa de parlamentares que atuará durante o recesso. Para garantir a participação proporcional das siglas, o colegiado deve contar com os membros da Mesa Diretora, do líder do governo e todos os líderes partidários. A Comissão representa a Casa durante o período de férias e é formada pelos membros da Mesa Diretora e líderes partidários. São eles: Erick Musso (PMDB), Raquel Lessa (SD), Enivaldo dos Anjos (PSD), Marcelo Santos (PMDB), Jamir Malini (PP), Janete de Sá (PMN), Marcos Mansur (PSDB); Rodrigo Coelho (PDT), Theodorico Ferraço (DEM), Nunes (PT), Gilsinho Lopes (PR), Da Vitória (PDT), Sandro Locutor (Pros), Dary Pagung (PRP), Rafael Favatto (PEN), Eliana Dadalto (PTC), Hudson Leal (Pode) e Amaro Neto (SD).
Contas de PH aprovadas
O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) aprovou na última desta sexta-feira (14) as contas do governo Paulo Hartung (PMDB), referente ao exercício de 2016. O Ministério Público de Contas (MPC) recomendou a aprovação com ressalvas, mas, o relator Domingos Taufner acompanhou o parecer técnico, com rejeição parcial . Apenas o conselheiro substituto João Luiz Cotta Lovatti votou pela aprovação com ressalvas.
Pela Farmácia Popular
O deputado Sergio Vidigal realizou um seminário na Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados para debater a Política Nacional de Fornecimento de Medicamentos. Vidigal defende a continuidade do Programa Farmácia Popular, que pode chegar ao fim em agosto deste ano, por determinação do Ministério da Saúde. “Nosso objetivo é discutir a Portaria do Ministério da Saúde que pretende extinguir o Programa Farmácia Popular. Esse é um programa social extremamente importante para o usuário do Sistema”, declarou Vidigal.

Tabela das antigas
Ainda sobre o seminário na Comissão de Seguridade e Família, o deputado Sergio Vidigal disse que sabe que os municípios enfrentam muitas dificuldades em manter o básico na saúde, e que parte dessa dificuldade deve-se a defasagem de mais de 20 anos da tabela do Sistema único de Saúde.

Pressão
O deputado Helder Salomão (PT) está convocando a militância a pressionar os deputados sobre a votação da denúncia contra Michel Temer, na Câmara Federal. “A votação foi marcada para o dia 02 de agosto. Temos chances de vencer esta batalha no plenário, mas para isso precisamos manter a mobilização nas ruas e nas redes. Vamos ficar de olho! Quem votar a favor de Temer não vai voltar”, disse Helder.

Das viagens 
E seguem as viagens de lideranças políticas com mandato, a Brasília. No último dia 13, foi a vez do prefeito Sérgio Meneguelli,acompanhado da Vereadora Drª Audreia. Eles foram ao gabinete do vice-líder do PSB na Câmara, Paulo Foletto. Na agenda, pautas construtivas para a cidade capixaba, além de emendas destinadas por Foletto para sua cidade do coração. A Coluna considera que para falar das emendas destinadas, prefeitos e vereadores poderiam aguardar o retorno semanal dos deputados federais e senadores ao estado. Ficaria mais barato para o contribuinte.

Rose continua municipalista
A senadora Rose de Freitas (PMDB) se reuniu na última sexta-feira (14) com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e com o diretor do Departamento de Fomento à Produção e Estruturação Produtiva do ministério, Francisco Melo. Segundo Rose, que se considera a política mais municipalista do estado, o encontro serviu para discutir o atendimento às famílias da região de São Mateus com o programa de acesso à água, que vai viabilizar a construção de cisternas.