Bruno Funchal fala sobre o déficit na previdência do ES

Em resposta à nota “Saia justa na prestação de contas da Sefaz na Ales”, publicada aqui na Coluna, o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, informa que, durante sua apresentação na Assembleia Legislativa (Ales), explicou aos deputados que, alternativamente às discussões que estão acontecendo no legislativo federal, que implicam em mudança na lei, o Governo do Estado estuda formas gerencias para controlar o déficit como, por exemplo, a gestão de ativos imobilizados, gerando rendas que podem vir a ser utilizadas na redução do déficit previdenciário. Entretanto nada foi dito em relação à mudança de lei estadual.

Ausentes
Mais uma vez, a Eco 101 deixou os capixabas na mão. Convocada para a audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, da Ales, realizada nessa terça-feira (26), a concessionária, novamente não enviou representantes. O colegiado recebeu justificativas pelas ausências e determinou a reconvocação do membro do conselho administrativo da Coimex, Otacílio Coser Filho, para o dia 24 de outubro. Os dirigentes do grupo tinham sido convocados para dar esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Eco 101.

Faltou 
Ainda sobre a audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, quem também não compareceu à audiência foi o ex-subsecretário de Estado da Saúde (Sesa), José Hermínio Ribeiro, convocado para prestar esclarecimentos sobre o esquema de fraude milionária na compra de repelentes. A ex-secretária de José Hermínio, compareceu à Comissão, respondeu a algumas perguntas dos parlamentares e em seguida foi liberada.

Fundão absurdo
A bancada federal capixaba segue repercutindo a polêmica do Fundo Partidário. Para o senador Magno Malta (PR), o “Fundão é um absurdo. Dinheiro público para financiar campanha política é uma verdadeira afronta ao trabalhador brasileiro”, disse. O senador seguiu dizendo que votou contra e que “quem plantou colhe”.

Fim da picada
Para o senador Ricardo Ferraço (PSDB), “querer criar fundo público tirando recursos de áreas essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutra para financiar campanha política em 2018 é o fim da picada”.

Novo secretário de Turismo
A Secretaria de Estado de Turismo está sob novo comando. Nerleo Caus de Souza assumiu a pasta nessa terça-feira (26), no Palácio Anchieta, sob a batuta do governador em exercício, César Colnago (PSDB). Nerleo é empresário no ramo de hotelaria, atividades da área imobiliária e revenda de derivados de petróleo.

Mais rigor 
O Governo do Estado encaminhou à Ales um projeto de lei que torna mais rígidas as penalidades tributárias decorrentes do transporte de mercadorias ou de prestação de serviço de transporte sem documento fiscal ou com documento fiscal inidôneo. Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, o projeto de lei prevê duas novidades. A primeira é a definição de um valor mínimo para a multa em caso de transporte de mercadoria ou prestação serviço de transporte sem documentação ou com documento fiscal inidôneo. A segunda é a não redução do valor das multas aplicadas em nesses casos.

Quem pagou a moqueca
Na semana passada um fato gerou muita repercussão em Linhares e nos grupos de aplicativos. Uma foto de um grupo de vereadores degustando a tradicional moqueca capixaba em pleno meio de semana na região turística de Degredo, no litoral de Linhares foi repostada inúmeras vezes. Ainda não se sabe quem pagou a conta. Os vereadores felizardos são Ricardinho da Farmácia (SD), presidente da Câmara, Tobias Cometti (PSDC), Dr. Carlos Almeida (PDT), Rogerinho do Gás (PRP) e Jean Menezes (PRB). Quem estava lá garante que rolou mais do que moqueca. Vale registrar que sábado é celebrado o Dia da Moqueca Capixaba. Pelo visto, eles anteciparam a data.