Filiações surpresa no PSDB capixaba geram más reações no ninho tucano

Foto: Arquivo Divulgação PSDB ES

Uma bomba caiu sobre o PSDB capixaba. A situação de divisão na Nacional, se repete na Executiva Estadual. Nessa terça-feira (03), foram registradas, pelo vice-governador César Colnago, as filiações do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto e do diretor-geral do DER, Enio Bergoli. O problema é que a Executiva Estadual foi pega de surpresa, já que Colnago, o secretário-geral da sigla “atropelou” o processo, deixando o presidente do PSDB-ES, Jarbas Ribeiro de Assis em maus lençóis, que não sabia o que estava sendo arquitetado. Vários tucanos reagiram mal às filiações, mas, principalmente ao modo como César Colnago atuou para aninhar os novos integrantes. Entre eles, está o membro da Executiva, Michel Minassa.

Convocação coercitiva
O senador Magno Malta (PR) deve fazer uma convocação coercitiva ao curador Gaudêncio Cardoso Fidélis, responsável pela Mostra Queermuseu, realizada em Porto Alegre. Nesse caso, Guadêncio seria conduzido pela Polícia Federal a uma audiência pública da CPI dos Maus-Tratos, no Senado. O curador havia sido convidado para a audiência dessa quarta-feira (04), mas, alegando falta de agenda, recusou o convite. “Não adianta esquivar-se. Este curador que gerou grande polêmica deve explicações ao Brasil”, afirmou Malta.

Câmara derruba 5 vetos de Max 
O prefeito Max Filho (PSDB) está tendo trabalho para fazer valer sua palavra no legislativo municipal. Essa semana, a Câmara de Vereadores derrubou, por unanimidade dos parlamentares presentes, nada menos que cinco vetos do Poder Executivo a projetos de autoria do mesmo vereador: Arnaldinho Borgo (PMDB). As matérias tratam de o que ele chama de “contribuições para a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental no município”.

Compensações
Os cinco projetos de Arnaldinho, que fazem parte do programa denominado “Vila Velha Mais Verde”, criam a obrigatoriedade do plantio de árvores a diversos estabelecimentos instalados no município, que atuam na venda de veículos automotores e equipamentos automotores pesados. O programa também exige o plantio de árvores a empresas que vendem imóveis residenciais e comerciais edificados em áreas urbanas de Vila Velha.

Economia
Vem de Nova Venécia, a notícia mais leve. Não é nenhum favor, mas, temos que registrar que a Câmara Municipal reduziu os gastos com locação de veículos em 2017. De janeiro a setembro deste ano, foram gastos R$ 4.050 com locação de veículos, contrapondo-se aos R$ 14.702 destinados à locação de veículos em 2012.

Prioridade
Já na Câmara de Vitória foi aprovado o projeto do vereador Cleber Felix, que garante prioridade na matrícula de crianças filhas de vítimas domésticas, nas creches e escolas públicas municipais. Agora, o projeto segue para a aprovação do prefeito Luciano Rezende (PPS).

Incentivo
Em Vila Velha,  passa a vigorar a Lei nº 5896 de autoria dos vereadores Reginaldo Almeida (PSC) e Mirim Montebeller (PTN), que autoriza a prefeitura a instituir o sistema de bônus aos Guardas Municipais pela apreensão de armas de fogo. “A Lei serve como incentivo ao Guarda Municipal de Vila Velha, que ao cumprir suas funções, que ao vier encontrar e apreender armas de fogo. Cada Guarda Municipal terá um bônus pecuniário como crédito por cada arma regulamente encaminhada para autoridade competente” declarou Reginaldo Almeida .