Deputados capixabas reconhecem falta de condições para duplicação da BR-101

A bancada capixaba se reuniu em audiência pública para debater a concessão da BR 101. O presidente da ANTT, Jorge Luiz Bastos, apresentou aos parlamentares a situação da concessão e os esforços para que a concessionária cumpra com seu compromisso. Ele acrescentou que a decisão sobre os rumos da concessão em virtude do não cumprimento do contrato será discutido com a bancada capixaba. 

Sem duplicação
Para o deputado Paulo Foletto (PSB) “é nítida a impossibilidade de a concessionária cumprir com o contrato em virtude do cenário econômico” que se delineou após início da concessão com a crise na economia. “Já ouvimos dos diretores da Eco-101 que eles não têm condições de duplicar a via toda”, disse.

Questionamentos por causa de urgência na Ales
Requerimentos de urgência à tramitação de três projetos de lei do Poder Executivo que vão permitir a renegociação de dívidas com a União foram criticados por deputados de oposição. Bruno Lamas questionou a tramitação rápida das matérias. “Meu questionamento é o porquê do regime de urgência para uma matéria que pede um bom debate com sociedade e entidades porque impacta a todos. Isso não é justo. Além do mais, é uma grande contradição. Quem vai pagar o pato? Porque os investimentos vão continuar congelados. Governo que dialoga pouco erra mais”, apontou.

Chef Manato
Conhecido por seu talento na cozinha, o deputado federal capixaba, Carlos Manato (SD) recebeu, em seu apartamento funcional, em Brasília, o colega de plenário, o deputado Tiririca. O também humorista foi acompanhado pela esposa, comer uma moqueca capixaba feita pelo próprio Manato.

Isenção para idosos
O projeto do deputado Doutor Hércules (PMDB) trata sobre isenção, para as pessoas maiores de 65 anos, do pagamento de quaisquer taxas estaduais relativas à renovação da Carteira Nacional de Habilitação, emitida pelo DETRAN-ES. O texto já foi discutido neste mês em Plenário e aguarda parecer da Procuradoria da Ales. Bela iniciativa!

Ocupação Social
Nesta quarta-feira (01), o governador em exercício César Colnago (PSDB), juntamente com os secretários de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, e de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, recebem, no Palácio Anchieta, lideranças e representantes de mais um bairro que será atendido pelo Programa Ocupação Social, do Governo do Espírito Santo.

Caixa recebe prefeitos capixabas
O prefeito de Marilândia, Geder Camata, está com sorriso de orelha a orelha. Ele comemora o resultado da reunião com representantes da Caixa, em que assinou contrato para receber uma Pá Carregadeira, no valor de R$ 300 mil articulados. A demanda teria sido articulada pela senadora Rose de Freitas, em Brasília, que também intermediou o encontro. “A reunião foi muito positiva. Foram esclarecidas linhas de financiamento para as prefeituras e isso vai facilitar os repasses do Governo para os municípios. Além disso, a senadora vai nos auxiliar no Ministério das Cidades”, destacou o prefeito.

Prefeitos atendidos pela Caixa
Além de Geder Camata, participaram do encontro com a Caixa Econômica Federal, o prefeito de Laranja da Terra, Josafá Storch; o de São Mateus, Daniel Santana, o Daniel da Açaí; o prefeito de Rio Bananal, Felismino Ardizzon, e o vice-prefeito, Edivaldo Fabri; e o vice-prefeito de Conceição do Castelo, Odael Spadeto.