O governador Paulo Hartung (PMDB) e o secretário-chefe da Casa Civil e embaixador, José Carlos da Fonseca Júnior, foram recebidos pelo governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, na sede do governo. McMaster aceitou o convite para visitar e liderar missão empresarial de seu estado ao Espírito Santo. O período da visita ainda vai ser definido. O governador norte-americano foi apresentado aos membros da comitiva empresarial capixaba, que acompanham Hartung nesta missão internacional.
Ferraço dispara contra ANTT
O senador Ricardo Ferraço (PSDB), que ainda tem pretensões de tirar uma licença não remunerada do Senado, confrontou representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), durante reunião, em Brasília. “Nossa luta em favor da BR 101 é contínua e firme. Em mais uma reunião no Senado, em nome dos capixabas, fui para o enfrentamento com o diretor da ANTT, que mais uma vez falou, falou, falou e não disse nada. Não vou dar trégua”, disse Ferraço.
Oposição na Ales
A guerra pelo governo do Estado em 2018 ficou mais latente, nos discursos na Assembleia Legislativa (Ales), neste segundo semestre. O deputado Bruno Lamas (PSB), aliado do ex-governador Renato Casagrande, tem aproveitado a tribuna da Casa para disparar contra a falta de atenção do governo estadual com o município da Serra, base eleitoral do socialista e que deve ter candidato ao Palácio Anchieta, provavelmente, em aliança com a Rede, de outro aliado, o prefeito Audifax Barcelos (Rede). A manifestação mais recente de Lamas, foi uma denúncia sobre o despejo de esgoto in natura na Praia de Jacaraípe.
Foletto x Sesa
Um disputa se instalou na questão da contratação de um imóvel, na cidade de Colatina, para transferência do hospital Silvio Ávidos. Segundo o deputado federal Paulo Foletto (PSB), há irregularidades no processo. O secretário de Estado de Saúde, Ricardo de Oliveira, esteve na cidade para dar explicações. Ele argumentou que não havia irregularidades e que haviam três propostas interessadas. Mas que antes da finalização da contratação do espaço para alocar o hospital, haveria uma avaliação dos interessados. E que a escolha só aconteceria depois dessa análise. Após a uma manifestação de Foletto no Plenário da Câmara Federal, o Ministério Público do Estado (MPES) entrou com uma ação para suspender todo o processo. Na ação, diferentemente do alegado pela secretária de saúde do Estado, o Ministério Público identificou várias irregularidades.
Imbassahy convocado por Helder
O deputado federal Helder Salomão (PT) não se contém de alegria em saber que foi aprovado o requerimento de convocação do ministro Antônio Imbassahy para esclarecimentos sobre o plano de privatização do governo Temer. A proposição é de autoria do petista, que declarou: “ão podemos deixar o governo vender o país a preço de banana”.
Vereador em reunião sobre “Queermuseu”
O vereador Davi Esmael recebeu na tarde desta quarta-feira (01), representantes do Banco Santander no Estado, que foram à Câmara de Vitória em resposta à moção de repúdio que o vereador enviou ao banco por conta da exposição “Queermuseu”, realizada no Rio Grande do Sul e que foi centro de uma grande polêmica por conta do conteúdo inadequado das obras apresentadas.
Pedido de apoio
Eles explicaram que o banco não teve contato anterior com o conteúdo da exposição e que apenas deu apoio financeiro através de benefícios fiscais da lei Rouanet, de incentivo à cultura. Além disso, confirmaram que a empresa vai utilizar classificações etárias nas exposições em que esteja envolvida e selecionar com maior critério. O vereador aproveitou e pediu que banco apoie projetos sociais na cidade de Vitória e estabeleça parcerias com o Poder Público Municipal.