Está mais perto do que longe o aval para que vereadores de Aracruz recebam além dos vencimentos de cerca de R$ 8 mil, 1/3 de férias (essa é difícil de engolir), mais 13º salário. Quem vai decidir sobre a legalidade do pagamento é o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). O presidente da Câmara Municipal de Aracruz, Alcântaro Filho (Rede) quer apenas saber se para os qual a forma “legal” para que os parlamentares tenham acesso às benesses.
Não é só Rose
Não é só a senadora Rose de Freitas (PMDB) que está conseguindo mediar encontros entre ministros e outras autoridades, com prefeitos capixabas. O deputado federal Marcus Vicente (PP) também tem construído suas alianças. Nessa semana ele foi o responsável por uma reunião em reunião com o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke (PMDB), o presidente da Câmara de vereadores da cidade Adilson Espindola (PTB) e o presidente da CAIXA, Gilberto Occhi. “Tratamos sobre a viabilização dos projetos de saneamento básico e mobilidade urbana na cidade”, declarou o progressita.
Fim da fumaça?
A nuvem de fumaça de turfa está com os dias contados, na Serra. Após anos de agonia dos moradores e de sensação de que o problema não teria solução nunca, finalmente, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) apresentou o que parece ser o fim do problema. O parlamentar participou de uma reunião no Corpo de Bombeiros para entregar um espelho de uma emenda de R$ 500 mil para aquisição de caminhão com equipamentos para combate o incêndio em turfa para o município da Serra. “A nossa gente tem sofrido muito com a fumaça expelida durante as queimadas trazendo alergia, conjuntivite e doenças respiratórias para os moradores da região”, disse Vidigal. Já não era sem tempo.
Manifesta e ação
O deputado federal Givaldo Vieira (PT) se manifestou sobre o caso da menina Thayná, de 12 anos, desaparecida desde o dia 17 de outubro. “Manifesto aqui o meu apoio e solidariedade a essa mulher, mãe, negra, e sua família, que sofre pelo desaparecimento da filha em Viana. Um sofrimento compartilhado por todas as mães e pais capixabas, que estamos reféns da violência e temos de cobrar diuturnamente a ação efetiva das instituições policiais para que casos como esse sejam elucidados. E, queira Deus, com um final feliz e a devida punição a esse homem que raptou a jovem Thayná”, disse. Mas, a gravidade da situação acolhe mais do que esta manifestação, deputado. Como, efetivamente, o parlamento pode ajudar essa mãe?
Pregão ao vivo
A Câmara Municipal de Vitória transmitiu um Pregão Presencial via internet pelo site da Câmara e pelo Canal da instituição no YouTube, nessa semana. O Pregão trata da contratação de empresa especializada em serviços de impressão. A transmissão em tempo real, inédita na Câmara de Vitória, tem como objetivo ampliar a transparência e dar visibilidade a todo o processo de compra da Casa de Leis. A ideia é que todo Pregão seja transmitido nesses canais para que o cidadão possa acompanhar os processos.