Criada Frente Parlamentar pela sobrevivência do Suas

Após o Governo Federal sinalizar que cortaria 98% das verbas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o que foi contestado por muitos, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) entrou na história para evitar a ação. O prefeito de Cariacica, Juninho representou a FNP, que apresentou uma proposta com corte de apenas 50%, o que continuaria inviabilizando todo o funcionamento do Suas.

Frente Parlamentar pelo Suas
Sem esses recursos as cidades terão que cobrir todo o investimento nas políticas de assistência social ou encerrar os programas, bem como fechar espaços como Centros de Referência a Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). Como resposta, surgiu o movimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa do Suas. Agora, a movimentação política seguirá para quando forem votar o Orçamento da União garantam os recursos destinados ao SUAS na sua totalidade. Até agora, cerca de 200 parlamentares, em Brasília, aderiram à Frente Parlamentar.

Cesan leva Ouro
A Cesan conquistou o troféu Ouro, ciclo 2017, do Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). A Companhia foi a única empresa do país a ganhar este troféu de forma corporativa. A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e é considerado o Oscar do saneamento no país. Desde 1999, a Cesan participa do PNQS, inicialmente com unidades do interior, e em 2008 passou a trabalhar as gerências operacionais da Grande Vitória. Em 2011, a Cesan participou corporativamente do Prêmio, conquistando o troféu Bronze; e, em 2014, também de forma corporativa, conquistou o Prata. O troféu será entregue nos dias 20 e 21 de novembro em Aracaju, Sergipe, onde as empresas vão mostrar suas práticas de gestão.

PSC Jovem
Acontece nesta quinta-feira (9) a posse da nova diretoria do PSC Jovem. A solenidade será na Câmara Municipal de Vitória. O vereador de Vila Velha, Reginaldo Almeida, presidente estadual da sigla está confiante de que será um evento concorridíssimo.

De volta aos EUA
Mal chegou dos Estados Unidos, o governador Paulo Hartung (PMDB) anunciou que volta à terra do Tio Sam ainda neste mês de novembro. Hartung esteve em missão internacional no Estado da Carolina do Sul, onde coordenou uma delegação com aproximadamente 20 empresários e lideranças representativas de diversos setores do Espírito Santo. De 19 a 21 de novembro, o governador participará de um encontro promovido pela Fundação Lemann para debater a gestão pública, na cidade de New Haven.

Abordagem social
Vitória tem 233 pessoas em situação de rua, segundo informou coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social, Luciana Gatti, em reunião da Comissão de Política sobre Drogas da Assembleia Legislativa, nessa segunda (6).

Comenda pelo cooperativismo
A deputada Raquel Lessa (SD) apresentou na Assembleia Legislativa (Ales), o Projeto de Resolução que cria a Comenda do Mérito Legislativo Esthério Sebastião Colnago, para homenagear os cidadãos que se destacarem na atuação, divulgação e consolidação da cultura cooperativista no Estado. A comenda deve ser entregue aos agraciados anualmente em sessão solene convocada pela Ales, no mês de setembro, ou em outra data a ser marcada pela Mesa Diretora. Esthério Sebastião Colnago era engenheiro agrônomo e foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB-ES) por 11 anos. Ele morreu em julho deste ano, vítima de infarto.

Ales mais transparente
Há mais de 10 anos a Assembleia Legislativa não tem agência responsável pela produção de material e cobertura dos atos da Casa para ampla divulgação nos veículos de comunicação de massa, o que torna tudo mais transparente. A história está prestes a mudar. É que com um pouco de vontade política e muita visão, o presidente da Ales, deputado Erick Musso (PMDB) já se movimentou e fez andar a licitação para contratação da agência, que está parada por falta de dinheiro.

Economia gera boa notícia 
Como em 2016 a Assembleia economizou R$ 28 milhões, Erick pediu ao Governo do Estado, crédito suplementar para que isso seja possível já a partir de 2018. Segundo o presidente da Ales, o recurso está praticamente garantido para o Orçamento do ano que vem, que será votado até o dia 18 de dezembro. A notícia era tão esperada que Erick fez questão de, pessoalmente, comunicar ao presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Espírito Santo (Sertes), Fernando Machado.