O prefeito de Vila Velha, Max Filho lançou convite oficial para a Convenção Estadual do PSDB, em que disputa a presidência da sigla, pela chapa 2 “PSDB Autêntico”. Max, que ganhou reforço para sua campanha, com a adesão do Promotor de Justiça, SaintClair Nascimento Jr, tem ainda a seu lado, o atual presidente do PSDB Estadual, Jarbas de Assis, o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, o deputado estadual Sérgio Majeski e o atual presidente do PSDB de Vitória, Elcio Amorim
Sem retorno
A Coluna tentou falar com o vice-governador César Colnago, candidato à presidência do PSDB Estadual pela chapa 1, mas, não teve retorno.
Procon fora do Procon
Ainda não ficou claro se realmente não vai haver “disputa” entre os Procons Estadual e municipais e irmão caçula, o Procon Assembleia, da Assembleia Legislativa (Ales). Aprovado na manhã dessa quarta-feira (8), ficou claro que o órgão foi criado, também, para ampliar o espaço para inserção de mais cargos por indicação. Segundo a justificativa do Projeto, o objetivo do Procon Assembleia é “oferecer à população atendimento especializado na proteção do direito do consumidor, garantindo-lhes a defesa de seus direitos, bem como de aproximar o cidadão espírito-santense da Casa de Leis”.
Nova tentativa
Pra quem não sabe, não é a primeira vez que a Ales tenta criar um Procon independente. O órgão foi criado pela Resolução 2.555/2008, mas não chegou a entrar em funcionamento. O Procon Assembleia vai funcionar no andar térreo da Ales e vai atender e orientar os consumidores sobre seus direitos e garantias, receber e avaliar consultas e denúncias, processando administrativamente as reclamações e denúncias consideradas procedentes, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), diga-se de passagem, coisa que os Procons do Poder Executivo já fazem.
Soou estranho
O governador Paulo Hartung tem gritado aos quatro ventos que o Espírito Santo saiu da recessão e viaja o país e o mundo falando da boa fase econômica, que parece ser incrivelmente vivida apenas por nós. No entanto, nessa quarta (8), a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) divulgou que, em setembro, a indústria capixaba produziu 3% a menos do que em agosto deste ano. Isso graças à burocracia para liberação de documentação. O custo dessa burocracia para o Estado que vai com economia de vento em popa? R$400 milhões em projetos parados nas 78 prefeituras capixabas, além de 30 mil empregos a menos.
União de governadores
Os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, se reuniram nessa quarta (8), em Porto de Açu, localizado em São João da Barra, Rio de Janeiro, para discutir a criação de uma ligação ferroviária entre os dois Estados. Durante discurso, Pezão provocou mais um burburinho sobre a possível candidatura de Hartung à presidência da República.
Decisão tardia?
Entre as falas de Pezão, uma chamou atenção: “Paulo é meu professor e respeito e faço o que ele manda…” O governador do Rio seguiu dizendo que seria “Uma perda para o país se o governador não vier como candidato à presidência… O país vai crescer e quem vai puxar é o Espírito Santo e o Rio de Janeiro… Tô cutucando Hartung para ele entrar no cenário logo, mas ele só decide as coisas no 48 do segundo tempo”, disse o governador do Rio.
Pedagiômetro
Avançou, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de autoria do deputado Givaldo Vieira (PT), que obriga as concessionárias de Rodovias Federais a divulgarem o quanto arrecadaram com a cobrança de pedágio. Após passar pela Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça para apreciação.