Reunião da bancada capixaba com o ministro da Saúde garante recursos para o ES

Em reunião nessa terça-feira (5), com a bancada federal capixaba, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, se comprometeu em ampliar o teto da Média e Alta Complexidade (MAC) dos Hospitais Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e Santa Casa de Guaçuí. A medida garante repasse maior de recuso para ampliar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente para cirurgias eletivas e consultas especializadas. “A expectativa é de que o aumento na verba será autorizado ainda em dezembro e estará disponível a partir de janeiro”, disse o deputado Lelo Coimbra, que declarou ainda, serem uma das suas prioridades, os investimentos na Saúde. Hospitais de referências na região Sul, o Evangélico deve receber R$ 1 milhão a mais de repasse, já a Santa Casa de Guaçuí, R$ 600 mil.

Multas serão revertidas em Cariacica 
Aconteceu nesta quarta (6), o IV Seminário de Controle e Transparência de Cariacica. No evento o prefeito Juninho falou de algumas novidades, entre as quais a criação de um fundo que  irá reverter receitas de multas e punições a empresas pegas pela Lei Anti-corrupção, exclusivamente para ações nas áreas de saúde, educação e segurança pública e defesa social. Isso foi feito por meio da Lei Municipal nº 5824/2017, assinada e sancionada pelo prefeito no evento

Falha de comunicação
Após a aprovação do parecer do relator do deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), sobre o projeto que garante anistia a militares do Espírito Santo, uma informação não ficou clara. Enquanto o deputado capixaba Carlos Manato (SD) garantiu que o texto tem que passar pelo plenário da Câmara Federal antes de seguir para o Senado, o portal de notícias da Casa afirmava que a matéria não passaria pelo crivo dos 513 deputados. Mas, a assessoria da Comissão de Constituição e Justiça confirmou que o projeto precisa passar pelo plenário.

Alternativa 
Joelma Moraes, ex-porta-voz estadual e agora membro do Elo Nacional do partido Rede Sustentabilidade (REDE) voltou feliz e motivada do evento que consolidou o nome de Marina Silva para a disputa à Presidência da República em 2018. “Hoje ela é a alternativa real e moral para o país”, disse Joelma.

Afastamento remunerado 
Em Anchieta, a vereadora Tereza Mezadri (PV), quer garantir afastamento remunerado às servidoras do município, vítimas de violência sexual, familiar ou doméstica. De acordo com a proposta, o recebimento integral da remuneração por até seis meses é válido somente para servidoras efetivas. Em caso de contratação temporária, a remuneração será proporcional a um terço do prazo de trabalho restante. “A matéria visa assegurar a mulher vítima de violência este direito, garantindo a remuneração as mulheres em situação de vulnerabilidade em decorrência da violência machista”, afirmou a parlamentar

Sem acúmulo de função
O vereador de Vitória, Wanderson Marinho (PSC), protocolou na tarde desta quarta (6), projeto que proíbe o acúmulo das funções de motorista de ônibus e cobrador de tarifas, nas linhas de transporte coletivo municipal de Vitória. O texto cita que as empresas que mantiverem trabalhadores em dupla função terão as permissões cassadas, ficando o município autorizado a conceder a permissão de circulação e, caráter emergencial, não superior a 30 dias, para que outra empresa opere as linhas até que nova concessão seja estabelecida.