Tucanos de butuca nas articulações para as eleições de 2012 em Vitória

A situação se movimenta de olhos, ouvidos e narinas ligados nas eleições do ano que vem na Capital. E no meio dessa guerra de anúncios e articulações de candidatos governistas, a oposição, quietinha, também se mexe. O PSDB já definiu. Terá candidato a prefeitura, haja o que houver, seja qual for o adversário.

Luiz Paulo na ponta

Como principal candidato, Luiz Paulo Vellozo Lucas, ex-prefeito, desponta como favorito, mesmo com a derrota acachapante nas eleições para o Governo do Estado. Cada eleição é diferente e mesmo tendo embates com a proposta do atual governador, Renato Casagrande, um acordo PSB + PSDB não pode ser descartado.

Sanha

Um dos motivos que aproxima os tucanos do Palácio Anchieta é a sanha de aliados por cargos. Algo que já está irritando membros do governo. É pouca vaga para muito pedido.

Concorrência

Outros prováveis nomes são César Colnago e com menos força Rita Camata. Mas é política. E tudo pode mudar.

Sempre ele

Aprovado na Câmara de Vila Velha projeto que determina o tempo máximo de espera nos cartórios: 30 minutos. Quem não cumprir leva multa. Ganha uma balinha Zizi quem adivinhar o autor do projeto.

Lula pelo mundo

Este é um causo contado por um dos bambambans da economia capixaba. Em um país latino americano, em uma das visitas com empresários brasileiros (capixabas inclusive), o ex-presidente Lula chamou o colega governante em um canto e disse: “Você deve ser como eu e trabalhar com os empresários. Eles movimentam o país. Tem que atender a todos, dar condições para que eles cresçam. Se eles crescerem, o país cresce também. Eu governo com eles, sempre”. O discurso foi feito na frente da comitiva brasileira.

Lula pelo Mundo 2

Logo depois o ex-presidente foi para praça pública, para um discurso para o povo, enquanto a comitiva voltava ao hotel, para se preparar para a volta para a casa. No palanque… “Companheiros e companheiras. Eu visitei o seu país pela primeira vez como líder sindical. Aqui eu vi um garoto de 10 anos empunhando um fuzil. Era a marca de um povo combativo, que sempre lutou contra as desigualdades. Por isso eu digo, reivindiquem, lutem contra  a exploração do empresariado que só quer tirar proveito de vocês”. Ovacionado pelo povo. No quarto do hotel, um grupo de empresários brasileiros perplexos com o discurso. Isso é que é vocação política. Há testemunhas.