Gente muito boa, que já esteve lá, analisa esse ajuste de carga feito pelo governador Renato Casagrande na reunião com todo o secretariado na residência oficial da Praia da Costa desta terça-feira. O pensamento é de que o ritmo no Legislativo é bem mais lento do que no Executivo, e o primeiro semestre demorou um pouco para embalar. Mas a ideia é tirar o atraso dos primeiros meses e por isso o governo promete “bombar” no segundo semestre. A esperar ações intensas na Segurança, Saúde e Transportes.
Bolada
O funcionalismo público anda de olho em um projeto do deputado Gilsinho Lopes que caminha na Assembleia. De acordo com o texto, os servidores devem ser ressarcidos do desconto da previdência sobre abono de férias, dos últimos cinco anos. O Instituto de Previdência Jerônimo Monteiro ainda não tem estudo de quanto teria que pagar em caso de aprovação do projeto. Mas os valores devem ser bem representativos. Afinal, o IPAJM tem 65 mil segurados hoje. Ativos, são cerca de 30 mil. E tem mais: os valores não podem virar precatórios.
Precatórios
A prefeitura de Vitória vai pagar todos os precatórios devidos até 2015. O acordo será sacramentado nesta quarta, no Tribunal de Justiça. Pelo combinado, serão pagos R$ 1,8 milhão por ano e só este ano, 104 credores vão receber o devido.
Espaço nas escolas
Nesta quarta tem o debate “a inclusão escolar da pessoa com deficiência: entre a legislação e a dignidade”, na Assembleia Legislativa. Às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. Evento presidido pelo deputado Luciano Rezende (PPS), com palestra do presidente da Organização Mundial de Pessoas com Deficiência, Wilfredo Gúzman Jara.
Água e Justiça
É valido ter um desconto na conta por causa da falta do abastecimento. É válido reclamar e questionar os porquês de uma situação tão absurda nos dias de hoje, que é ficar sem água por tanto tempo. É justo cobrar o plano “B” sempre. Mas será que é justo querer publicidade em cima de um problema tão sério? Assim fica difícil não fazer piada. Menos, vereador, menos…