Ano eleitoral: votação de vetos na Ales é adiada por falta de quórum

Ano de eleições é sempre a mesma coisa na Assembleia Legislativa (Ales). Nessa segunda-feira (05), a Casa de Leis tinha a missão de votar 10 vetos integrais do governador Paulo Hartung (MDB) a textos de autoria dos parlamentares. Mas, a votação não aconteceu por falta de quórum. As propostas foram suspensas e devem ser analisadas na próxima sessão ordinária, nesta terça-feira (06). A sessão seguia com parecer do autor da primeira matéria, deputado Freitas (PSB), além da defesa de manutenção do veto, por parte do líder do governo na Ales, Rodrigo Coelho (PDT), mas, quando feita a verificação do painel, constatou-se a presença de menos de 16 parlamentares.

DER se manifesta sobre Segunda Ponte
O diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), Ênio Bergoli se manifestou oficialmente sobre a convocação feita pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales), anunciada nessa segunda-feira (05). Segundo Bergoli, o Departamento ainda não foi comunicado sobre a convocação, contudo, “se for feito um convite, terei o maior prazer em ir ao encontro dos deputados da Comissão para prestar quaisquer esclarecimentos”, disse o diretor-geral do órgão. O colegiado decidiu convocar Ênio Bergoli para prestar esclarecimentos sobre a manutenção na Segunda Ponte, uma vez que, segundo deputados membros da Comissão, “não há nenhuma providência tomada” pelo comando do DER-ES.

Seminário Liderança Política
Pré-candidatos às eleições 2018, líderes sindicais e comunitários e a sociedade em geral estão convidados a participar do Seminário de Liderança Política, nesta terça-feira. O evento é evento é organizado pela Escola do Legislativo em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo (Adepes). Das 9h30 ao meio-dia, os defensores públicos estaduais Pedro Paulo Coelho e Rafael Mello Portella Campos farão palestras sobre assuntos relacionados às eleições, entre eles competência legislativa, propaganda eleitoral, vedações legais, prazo de desincompatibilização de cargos públicos, gastos com publicidade e funções dos cargos eletivos.

PPS segue crescendo
Nesta terça (06), o deputado estadual Josias Da Vitória, atualmente no PDT, começa uma nova história no PPS, depois de 12 anos no mesmo partido. O evento simbólico de filiação contará com as presenças do presidente nacional da sigla, o deputado federal Roberto Freire e lideranças locais, como o presidente estadual Fabrício Gandini, os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende e de Cariacica, Juninho. Como o deputado Da Vitória só pode protocolar sua desfiliação do PDT e sua filiação ao PPS a partir do dia 08, para o parlamentar o evento será simbólico.

Lei da Mobilidade
O governador Paulo Hartung sancionou nesta segunda-feira (05) a Lei Nº 10.808 de autoria do deputado estadual Amaro Neto (SD), que prevê novas diretrizes para facilitar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos espaços públicos no Espírito Santo. A lei prevê o planejamento e a urbanização de vias públicas, parques, praças e demais espaços de uso coletivo, de modo a facilitar o acesso deste público a estes locais.

Oscar Mulheres Notáveis
A  Câmara Municipal de Vitória vai realizar a cerimônia de entrega do “Oscar Mulheres Notáveis”, em sessão solene na próxima quarta-feira (07). Indicação da vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB) é em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

Iriny quer voltar
A ex-deputada Iriny Lopes (PT) está focada nas eleições deste ano, quando pretende voltar a ocupar uma das 10 cadeiras capixabas na Câmara Federal. A parlamentar vem participado de debates organizados pelo Partido dos Trabalhadores, para falar, entre outros assuntos, sobre os “possíveis cenários para 2018”.