A presidente da Câmara Municipal da Serra, Neidia Maura Pimentel foi afastada dos cargos de vereadora e presidente, pela Segunda Vara Criminal do município, nessa quarta-feira (14). Neidia é acusada de praticar “rachid”, que é quando o político fica com parte do salário de servidores. Segundo o vereador Aécio Leite, a Casa já foi notificada, mas ainda não se sabia como se daria o processo, uma vez que o procurador da Câmara havia passado mal, tendo que ser encaminhado a um hospital.
Neidia não quis se manifestar
A expectativa é de que ainda nesta quinta-feira (15), o vice-presidente da Casa, vereador Rodrigo Caldeira já deve ocupar a presidência. A sessão dessa quarta (14) chegou a ser aberta, mas assim que Neidia soube da decisão, reuniu um grupo de cerca de 15 parlamentares em uma van e seguiram para o Fórum da Serra, na tentativa de reverter a decisão da Justiça. A sessão foi derrubada por falta de quórum. A Coluna tentou ouvir a presidente afastada, mas a assessoria de seu gabinete informou que ela não poderia nos atender.
Blairo Maggi no ES
Está confirmada para esta quinta (15), a visita do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ao Espírito Santo. Maggi vai passar por Santa Maria de Jetibá, onde às 9 horas terá um encontro com produtores rurais. Às 11h30 o ministro estará em Venda Nova do Imigrante, para uma reunião com representantes do Agroturismo, Produtores de Café de Qualidade, Queijos e Vinhos. À tarde, Blairo Maggi chega em Vitória, onde às 15h30 assinará um convênio entre o Ministério da Agricultura e a Ufes, e logo seguirá para a Findes
Os novos no PRB
Acabou o namoro do deputado Amaro Neto com o Solidariedade. Até porque, o próprio presidente estadual da sigla, Carlos Manato está de malas prontas para o PSL, de Jair Bolsonaro. Nessa quarta-feira (14), Amaro se filiou ao PRB, em uma cerimônia simples, no gabinete do presidente nacional do partido, Marcos Pereira. Na ocasião, também formalizou a filiação o atual secretário estadual de Esportes, Roberto Carneiro, que vai assumir o comando do PRB no Espírito Santo. Aliás, Devanir Ferreira, que ocupa a presidência do partido no estado, também participou do encontro.
Denúncia pelo Cais das Artes
Na condição de vice-presidente da Comissão de de Cultura e Comunicação da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Josias Da Vitória (PPS) visitou as obras do Cais das Artes nessa quarta (14). Indignado com o abandono dos equipamentos e com o desperdício do dinheiro público, o parlamentar decidiu que nesta quina-feira (15) vai entrar com uma denúncia no Ministério Público Estadual e no Ministério Público de Contas.
Ferraço pede solução para o feminicídio
Em discurso nessa quarta-feira (14), o senador Ricardo Ferraço (PSDB) pediu soluções definitivas para o feminicídio no Brasil. Ele lembrou que 12 mulheres são assassinadas em média por dia no país, conforme dados oficiais relativos a 2017, e disse que esse número representa um aumento de quase 7% em relação aos dados registrados em 2016. Ferraço também pediu a votação, em regime de urgência, do projeto apresentado por ele, que estabelece o Ato Nacional dos Direitos das Vítimas de Crimes.
Tradição ruim
Ainda sobre soluções para o feminicídio, cobradas pelo senador Ricardo Ferraço, o parlamentar disse que “há uma tradição em nosso país de construirmos um conjunto de proteções para aqueles que cometem o delito. Mas há uma ausência no marco legal de uma proteção para as vítimas, que são pessoas inocentes, que no dia a dia padecem de uma proteção”, firmou o senador.