Na última quarta-feira (14), a presidente da Câmara, Neidia Maura Pimentel (PSD) foi afastada do cargo de vereadora e da presidência, sob acusação do Ministério Público Estadual (MPES), de ter cometido “rachid”, em parceria com seu braço direito, o Controlado Geral da Casa, Flávio Serri, a quem Neidia nomeou há cerca de três anos. As investigações duraram cerca de dois anos e meio e 51 pessoas foram ouvidas. Segundo Serri, em conversa com a Coluna, ele e Neidia são alvo de perseguição política por parte dos vereadores Aécio Leite (PT), Nacib Haddad (PDT), Pastor Ailton (PSC) e Rodrigo Caldeira (Rede).
Aliás, primeira medida do agora presidente da CMS, Rodrigo Caldeira, nessa sexta-feira (16), foi exonerar 32 servidores comissionados nomeados por Neidia Maura, entre eles, o Controlador Geral, Flávio Serri, que disse estar indignado. Flávio disse que fala em seu nome e em nome da presidente afastada, e que seus advogados entraram, nessa sexta (16), com uma representação na Justiça, pedindo a recondução de Neidia ao cargo.
PSB caminha com Max Filho
Como já se sabe, o PSB capixaba já deu aval para a candidatura de Max Filho para o governo do estado. Para começar a consolidar o projeto, nessa sexta (16), Max foi convidado para a inauguração da nova quadra do Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus. Max foi autor da emenda parlamentar que propiciou a construção da quadra, no valor de R$ 499 mil, quando era deputado federal. Max aproveitou para lembrar que o pai dele, Max Mauro, quando governador, “foi decisivo para a vinda da universidade para esta região”.
O vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Jonas Nogueira, está a disposição do Progressista para ser candidato a deputado federal, com o aval do presidente estadual da sigla, o federal Marcus Vicente. Do dia 01 a 11 de março, ele esteve como prefeito em exercício. Interlocutores disseram à Coluna que Nogueira imprimiu ritmo acelerado nas ações da gestão, mostrou muita popularidade, e já teria fidelizado eleitores para colocá-lo na Câmara.
Já está de casa nova, o deputado federal Givaldo Vieira. O ex-petista formalizou sua filiação ao PCdoB, em ato nessa sexta (16), com presença da presidenciável Manuela D’ávila e das deputadas Luciana Santos e Jandira Feghali.