Rose segue indiferente à aliança entre MDB e PSDB

Indiferente às mexidas nos tabuleiros tanto do MDB quanto do PSDB, a senadora Rose de Freitas (MDB) segue com as portas de seu gabinete, em Brasília, escancaradas. Nessa quarta-feira (21) ela recebeu vereadores de Nova Venécia e Fundão. De Nova Venécia participaram os vereadores Antônio Emílio (presidente da Câmara Municipal), Cimar do Altoé e Mir de Guararema. Já de Fundão, os vereadores Eloizio Tadeu, Adeilson Broetto e Elielton Nascimento. “Tratamos de assuntos ligados às áreas da Infraestrutura, Educação e Saúde”, destacou Rose.

Sem aventureiros
A Rede Sustentabilidade começou a divulgar os nomes de seus pré-candidatos. O primeiro nome vem de Vila Velha e quer uma cadeira na Assembleia Legislativa. Sostenes Araújo é servidor público e atuação atuação sindical como presidente do Sindicato dos Inspetores Penitenciários do Sistema Penitenciário do Espírito Santo (Sindaspes). Sóstenes tem reforçado que os eleitores não vão eleger aventureiros e que colocou seu nome à disposição pela vontade de “promover as mudanças que a gente tanto quer ver na sociedade”.

Justiça acaba com Linha Verde
A prefeitura de Vitória se viu obrigada a desinstalar a chamada Linha Verde, faixa exclusiva para ônibus, vans e outros veículos de transporte coletivo. A Justiça tomou a decisão sob alegação de que a prefeitura não dialogou com a população. “Ora, ao contrário da postura adotada pelos réus (o prefeito Luciano Rezende e o secretário Tyago Hoffman) deveria ter sido convocada audiências públicas para que fosse discutido o Plano de Mobilidade implementado, notadamente acerca de suas características e importância, para, após essa etapa inicial de conscientização, ser possível colocá-lo em prática. Portanto, restando nítida a violação do texto legal pelos requeridos, o deferimento do pedido de tutela de urgência se impõe”, destacou o magistrado.

Cesan no Fórum Mundial da Água
O presidente da Cesan, Pablo Andreão, participa do 8° Fórum Mundial da Água, realizado esta semana em Brasília. “É primordial o compartilhamento de experiências e o debate sobre como podem ser obtidos recursos para  acelerar a universalização da cobertura de redes para coleta e tratamento do esgoto e como realizar uma gestão inteligente dos recursos hídricos. A responsabilidade é  compartilhada, pois  todos têm um papel a desempenhar para a ampliação do saneamento básico e ambiental”, ressaltou Andreão.

Programa Viva Sorrindo 
A vida de um portador de necessidades especiais não é fácil, como se pode imaginar. As preocupações são inúmeras: cuidados físico-motores, psicológicos, financeiros e tantos que, invariavelmente a saúde bucal acaba esquecida. Com objetivo de mudar esta realidade, Itapemirim vem realizando o programa Viva Sorrindo, que completa seis meses, em abril. Infelizmente, por dificuldades técnicas, logísticas e financeiras, o atendimento, na rede pública, até o momento, era bastante complexo. Os pacientes do interior eram encaminhados para a capital, Vitória, onde o único tratamento oferecido era a extração total dos dentes.

Parceria por qualidade de vida
O projeto Viva Sorrindo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapemirim, em parceria com a dentista Bianca Bahiense, odontopediatra especialista em pacientes com necessidades especiais, começou a atender de forma humanizada, estes pacientes, das mais diversas idades. Para conseguir o atendimento, o paciente deve buscar a unidade de saúde mais próxima de casa e com a guia de referência, realizar o agendamento. “Este agendamento, é de suma importância para o bom andamento do projeto, afinal, um paciente com necessidade especial não fica esperando como outras pessoas em uma recepção”, destaca a dentista Bianca Bahiense.

Desafio em Vila Velha
O vereador de Vila Velha, Arnaldinho Borgo desafiou a prefeitura a mostrar a eficácia do videomonitoramento. “A prefeitura quer multar, mas não prioriza investimentos em serviços de interesse público, como a melhoria da sinalização, pintura de faixas de pedestres, sincronismo dos sinais, realização de reparos na pavimentação e a construção de novas ciclovias. Quando é para ajudar contra violência e criminalidade as câmeras não funcionam. Afinal, qual a real função do videomonitoramento?”, questionou o parlamentar.

Malta: ausente
Ausente da sessão plenária em Brasília, com o avançar do tempo para as eleições, o senador Magno Malta (PR) passou parte da última terça-feira (20), em Domingos Martins. Ele participou do Encontro da Ordem dos pastores Batistas do Espírito Santo. Recebido pelas lideranças religiosas, o senador analisou a atual conjuntura política e a importância de apoiar novos representantes cristãos para o Congresso Nacional. Magno Malta também relatou o andamento da CPI dos Maus-tratos em Crianças e Adolescentes.