Tucanos rebolam para abafar fogarel

E segue o rebolado no ninho tucano, após debandada agressiva. Nessa quinta-feira (22), o agora presidente da Direção Municipal do PSDB de Vitória, Thomaz Tommasi emitiu nota de esclarecimento sobre seu novo posto, após saída surpresa, ou nem tanto, de Elcio Amorim. “Prontamente procurei o vice-governador César Colnago e passei a dialogar com ele e alguns membros da executiva estadual, como Octaciano Neto e Ruy Marcos, com a intenção de deixar a executiva livre para nomear um novo presidente. 

Alinhamento 
Ainda sobre o novo comando do PSDB de Vitória, Thomaz Tommasi seguiu dizendo em nota: “Após dois dias de conversas, chegamos a definição de que permanecerei na presidência, com o intuito de alinhar as diretrizes municipais com as estaduais, para que possamos fortalecer o partido nos desafios ligados ao processo eleitoral de 2018 e para o fomento de políticas públicas. Agradeço a confiança dos membros da executiva estadual do PSDB e, sobretudo, me comprometo em seguir trabalhando para o fortalecimento da democracia no nosso país”.

Malta tem o tempo
Está nas mãos do senador Magno Malta (PR), a visibilidade, na televisão, do presidenciável Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral. Pelo PSL, Bolsonaro tem apenas 10 segundos de tempo para fazer sua propaganda. Com o PR, de Malta, o deputado federal do Rio de Janeiro ganha mais 45 segundos. A questão é que o senador capixaba acaba de decidir que não vai se arriscar em novos terrenos. Ele prefere permanecer acomodado por mais oito longos anos no Senado, com a garantia de seu eleitorado fiel.

Efeito positivo
O encontro de empresários capixabas da indústria do aço, com o presidente Michel Temer, nessa semana, surtiu efeito. O representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, afirmou nessa quinta-feira (22), durante depoimento no Comitê de Finanças do Senado norte-americano, que as tarifas sobre aço e alumínio anunciadas pelo governo dos EUA no início do mês não serão aplicadas ao Brasil enquanto o país estiver negociando. No último dia 1o, Donald Trump anunciou que iria impor tarifas de importação de 25% para aço e de 10% para alumínio. As tarifas começam a valer a partir desta sexta (23).

190 – CIODES Local
O Coronel Marcos Duarte Gazzanni, Secretário de Defesa Social do Município de Itapemirim,solicitou ao governo a instalação de um ponto regional do CIODES- 190,para atender a região do litoral sul capixaba e que este seja integrado com as Guardas Municipais.
Para Gazzanni uma ligação do interior ao ser atendida em Vitória dificulta e prolonga o tempo de resposta e eficácia de cada atendimento.

Capital estadual do Forró
A Vila de Itaúnas, distrito do município de Conceição da Barra, pode se tornar a capital estadual do forró. A proposta é da deputada Raquel Lessa (SD). De acordo com a parlamentar, Itaúnas tem dois mil habitantes, mas recebe anualmente mais de 80 mil turistas. Esse movimento é motivado tanto pelos festivais de forró como pelas dunas que soterraram a parte antiga da vila. Na justificativa do projeto, Raquel Lessa lembra que o turismo na Vila de Itaúnas foi favorecido pela consolidação do forró, que até então era uma prática cultural, mas acabou se tornando uma das principais fontes de geração de renda do lugar.

O mesmo Givaldo
O deputado federal capixaba Givaldo Vieira (PCdoB) deixou o PT, mas, mantém as mesmas convicções. “Já me posicionei publicamente diversas vezes contra a Reforma da Previdência. É necessária uma Previdência Pública que seja sustentável e justa para o Brasil. Mas o que se propõe nada mais é do que a manutenção dos privilégios e a proteção dos que sonegam bilhões, colocando mulheres que dependem de pensão em situação de pobreza e os trabalhadores rurais fora da previdência, assim como milhões de brasileiros”, declarou Givaldo em sua nova casa política.

Novos defensores empossados
Foram empossados, nessa quinta (22), 13 novos defensores públicos do Estado. Entre tantas autoridades, o governador Paulo Hartung comandou a cerimônia realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em Vitória. Os profissionais que irão atuar no reforço da atual estrutura da Defensoria Pública do Espírito Santo.