Magno Malta diz que Lula estava bêbado e provoca ministros do STF

O senador Magno Malta (PR) se manifestou, nesta segunda (09) sobre os momentos que antecederam a prisão do ex-presidente Lula. Malta chamou de circo e teatro o ato realizado na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faria 68 anos no último sábado (07), dia em que Lula se entregou à Polícia Federal.

Embriagado
Magno Malta disse ainda, que Lula estava bêbado. “Que vergonha. Vocês não vão paras as instituições do Brasil. As instituições do Brasil, agora precisam reagir mesmo, fincar o pé. E aqueles que tomaram decisão no dia de votar o Habeas Corpus têm que firmar o pé com firmeza, porque a nação está com vocês”, esbravejou Malta. O parlamentar ainda insinuou e chegou a provocar dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que teriam votado favoráveis ao HC, por dever favores ao PT, tanto nos governos de Lula, quanto de Dilma. Para concluir, Magno Malta voltou a chamar Lula de chefe de quadrilha.

Lembrando a Janela Partidária
A semana começou e só para reforçar, no último sábado (07), terminou o prazo para filiação e troca de partido para o caso de quem quer disputar as eleições deste ano. Na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) pelo menos sete dos 30 deputados mudaram de sigla. Nesse período está previsto em Emenda Constitucional, a possibilidade de desfiliação partidária em data específica sem prejuízo do mandato.

Quem mudou?
Amaro Neto deixou o Solidariedade e foi para o PRB, sigla que também passou a acolher o presidente da Casa, deputado Erick Musso, que deixou o MDB. Quem também era membro da bancada do MDB e deixou a sigla, foi Esmael Almeida. Ele foi para o PSD. Com a janela, o Solidariedade fica sem representante na Casa, já que a deputada Raquel Lessa foi para o Pros. O PDT perdeu dois nomes: Da Vitória, está no PPS, e Euclério Sampaio,  no PSDC. A sétima mudança confirmada é a do deputado Sergio Majeski. O ex-tucano vai para o PSB.

Café em pauta na Ales I
Nesta terça-feira (10), a Comissão de Agricultura, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), realiza uma reunião, em conjunto com a Comissão de Cooperativismo para tratar da equiparação da alíquota de ICMS do café conilon produzido no Estado. A OCB e o Centro do Comércio de Café de Vitória reivindicam do governo a equiparação da alíquota com Minas Gerais. A alíquota no ES é 12% enquanto no estado mineiro é 7%.

Café em pauta na Ales II
Por conta dessa disparidade o setor cafeeiro no Estado está perdendo competitividade na comercialização do café conilon para as indústrias de torrefação, principalmente do nordeste e centro-oeste do país. “Nós vamos ouvir as reivindicações do setor e tentar intermediar com o governo para que haja uma justiça tributária, evitando com isso a perda de mercado e de receita para os produtores e para os cofres do Estado”, declarou a deputada Janete de Sá. A reunião conjunta acontece no plenário Dirceu Cardoso, a partir das 10 horas.

Auxílio-uniforme 
A Câmara Municipal de Vila Velha aprovou, em regime de urgência, projeto de autoria do Poder Executivo, que cria indenização para a aquisição de uniforme da Guarda Municipal de Vila Velha. O vereador Bruno Lorenzutti (PODE) apresentou duas emendas, que, de acordo com ele, darão mais segurança aos servidores. As emendas visam estabelecer o valor do benefício, aproximadamente R$ 1,1 mil, e também garantir a reposição de fardamento com indenização complementar de 70% do valor original.