O prefeito de Alto Rio Novo, no interior capixaba, Luiz Américo Borel (MDB) exonerou o secretário de Administração do município. O anúncio aconteceu por meio de Nota de Esclarecimento, no site da Prefeitura, nessa quinta-feira (19). O agora ex-secretário, é filho do prefeito e fez circular um ofício, no fim de março, exigindo a presença de servidores em eventos oficiais. A exigência de André Luiz Benfica Borel abrangia todos os secretários, funcionários comissionados e que recebem hora extra.
O outro lado
Em Nota de Esclarecimento publicada no início da noite dessa quinta, Luiz Borel disse que repudia o ato do servidor, e que assim que tomou conhecimento dos fatos, decretou a exoneração do próprio filho, André Luiz Benfica Borel.
Comissão busca soluções para Faixa de Domínio na BR 101
Para tratar dos problemas gerados pela necessidade de desocupação da faixa de domínio nos locais por onde passam as obras da BR 101 no Espírito Santo, a Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados se reuniu, na última quarta-feira (18), com superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Fábio Luiz Lima de Freitas, o diretor-superintendente da ECO 101, Roberto Paulo Hanke, e com o diretor da EcoRodovias em Brasília, Luiz Cézar Correa Velloso. Os membros da Comissão, coordenada pelo deputado federal Marcus Vicente (Progressistas), receberam diversos ofícios de comunidades e representantes de moradores e comerciantes de áreas que margeiam a BR 101, sobre as notificações da ECO 101 para desocupação imediata, o que motivou o encontro.
Votação e audiência pública
Ao final do encontro com a ANTT, ficou definida uma próxima reunião deliberativa para votar requerimento na próxima terça-feira (24), com a proposta de realização e Audiência Pública no dia 22 de maio, com a presença da ECO 101 e ANTT, retomando o debate sobre os acessos, faixas de domínio e as balanças. Estiveram presentes na reunião desta quarta-feira (18), os deputados federais Sérgio Vidigal (PDT), Evair de Melo (Progressistas), Helder Salomão (PT), Givaldo Vieira (PC do B), Jorge Silva (SD), Paulo Foletto (PSB), além do coordenador Marcus Vicente (Progressistas).
Evair de Melo assume a presidência da Comissão de Agricultura
Vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) assumiu nesta quarta-feira o comando dos trabalhos com a licença do presidente, Dilceu Sperafico (PP-PR), que aceitou o convite para chefiar a Secretaria da Casa Civil do Governo do Paraná. Atual coordenador Institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária, Evair vai permanecer na presidência até a escolha do novo nome, em uma nova eleição no colegiado, marcada para o dia 25 deste mês.
Queijos artesanais
Autor do projeto recém aprovado na Câmara que desburocratiza a produção e a venda de produtos da agroindústria artesanal, como queijos e embutidos, hoje, Evair presidiu a sessão em que a Comissão de Agricultura aprovou o parecer do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) pela a aprovação do Projeto de Lei 2404/15 dos deputados Zé Silva (SD-MG) e Alceu Moreira (PMDB-RS), que dispõe sobre a elaboração e comercialização de queijos artesanais.
Estima-se que existem no Brasil cerca de oitenta mil estabelecimentos rurais onde se elaboram queijos artesanais, predominantemente por agricultores ou empreendedores familiares. Destes queijeiros, parte significativa emprega técnicas tradicionais e mantém a cultura trazida por antepassados imigrantes ou desenvolvida em território brasileiro ao longo de décadas ou mesmo séculos.
Insalubridade?
O atual prédio onde estão localizados os gabinetes da Câmara Municipal de Cariacica ainda está sem telefone fixo, cópias e outras necessidades básicas para o bom andamento dos serviços.