Nesta quinta-feira (24) o ex-secretário de segurança pública e defesa social do Espírito Santo, André Garcia, retorna ao município de Itapemirim para o I Fórum Litoral-Sul de Combate a Crimes Virtuais. O evento é uma organização conjunta das Prefeituras de Marataízes e Itapemirim e acontecerá as 15 horas no Auditório da Prefeitura Municipal de Itapemirim. O trabalho é uma sequência de ação conjunta dos municípios da região, que buscam combater as práticas delituosas na internet.
Cooperação
Na última terça-feira (22) Gleice Campos e Pedro Paulo Biccas, responsáveis pela Comunicação de Marataízes e Itapemirim, respectivamente, estiveram em Vitória na Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos para firmar uma cooperação técnica entre Polícia Civil e os municípios. Existe ainda uma expectativa de capacitação se policiais locais para melhor atendimento das ocorrências desta natureza. Para o prefeito do município, Dr. Thiago Peçanha(PSDB), “o tempo é de priorizar a união do município em torno de uma agenda de trabalho”.Já o prefeito de Marataízes, Tininho Batista (PDT) diz que “vê de forma positiva esse assunto sendo discutido e combatido em unidade, pois uma informação falsa é prejudicial para a administração pública e também para a população.”
CPI vai ouvir acusado de matar irmãos
O senador Magno Malta (PR), presidente da CPI dos Maus-tratos em Crianças e Adolescentes, vai ouvir o acusado de mata o filho Joaquim e o enteado Kauã, na próxima sexta-feira (25), em Vitória. Segundo o parlamentar, membros da Comissão estão á caminho do Espírito Santo, tamanha consternação nacional após o desfecho do caso, divulgado nessa quarta-feira (23), pela Foça Tarefa, que envolveu as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. A esposa de George, Juliana Salles também será ouvida no mesmo dia. Segundo a assessoria do senador Malta, a intenção é fazer uma acareação com os pais das crianças.
Nota de pesar
Ainda sobre o caso dos irmãos de Linhares, a prefeitura do município emitiu nota de pesar, após o desfecho do caso pela Polícia Civil. “É com luto no coração que recebemos o triste desfecho desse caso que choca a todos nós. Joaquim e Kauã eram crianças inocentes e indefesas, vítimas de um crime bárbaro. Nossa consternação não é suficiente para amenizar a dor dos familiares e amigos nesse momento. Que se puna com rigor esse crime para que não ocorram mais tristes episódios como esse com nossas crianças”, diz a nota da prefeitura de Linhares.
Fiscalização dos ônibus na Grande Vitória
Nessa terça-feira (22), a liderança comunitária da Grande São Pedro realizou uma fiscalização dos ônibus e a volta para casa dos trabalhadores e estudantes que utilizam as linhas que atendem os bairros São Pedro, Santo Antônio e Maruipe. Segundo Richardson Borges, “o problema é sério”. Ele aproveitou para agradecer Uanderson Davi, representante do Território 5, Carlinho Coan e Tarcísio da diretoria do bairro Joana D’arc.