Progressistas capixabas discutiram, nesse sábado(09), proposta para construção de um plano de governo para o Espírito Santo. O encontro contou com mais de cem pessoas, entre deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes e vice-presidentes de diretórios municipais e pré-candidatos as eleições 2018, e aconteceu durante cinco horas em um hotel de Vitória. O objetivo do documento é fornecer ferramentas básicas para a elaboração de um plano de governo que os Progressistas deverão debater com os candidatos ao governo do Estado.
Grupos de trabalho do Progressistas
Os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho, sendo que cada um desses grupos debateu sobre um tema especifico como: Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social, Gestão Publica Eficaz, Segurança Publica e Proteção Social e Saúde e Educação. O presidente estadual dos Progressistas, deputado federal Marcus Vicente, disse que as propostas debatidas nos grupos, além de servirem para montagem do Programa de Governo, vão ser compiladas por uma equipe de assessoramento técnico e servirão de base para dar continuidade aos estudos sobre o desenvolvimento do Espírito Santo.
STF arquiva processo contra Ricardo Ferraço
O senador Ricardo Ferraço (PSDB) comemorou o arquivamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do inquérito que investigava suposto recebimento de R$ 400 mil de caixa 2, por ele. O parlamentar declarou que sofreu com a “fantasiosa acusação”, porque tem vergonha na cara. O ministro do STF, Luis Roberto Barrroso reconheceu como falsa a denúncia. “Recebi muitas mensagens de solidariedade, de confiança na mihha seriedade. Foram meses de profundo sofrimento. Estou de alma lavada. Agora sigo em frente, confiando em Deus e trabalhando muito”, disse Ferraço.
Audiência única
O deputado Almir Vieira (PRP) quer suprimir as audiências públicas no interior do estado, promovidas para apresentar, debater e propor sugestões ao Plano Plurianual (PPA) e ao Orçamento estadual. Para isso, ele apresentou um Projeto de Resolução que sugere uma única reunião com a presença de representantes de todas as 10 microrregiões capixabas. O encontro aconteceria na Assembleia Legislativa (Ales).
Colaborações
Almir Vieira espera que dessa forma, o PPA e o Orçamento estadual “contarão com ampla participação popular, por meio de realização de audiência pública com todas as microrregiões do estado, bem como com todas as organizações não governamentais de forma setorial, a fim de que as matérias sejam discutidas e sejam apresentadas sugestões”. A justificativa do autor da matéria para as alterações tem “propósito de induzir maior eficiência aos trabalhos da Comissão de Finanças”.
Combate ao trabalho infantil em São Mateus
Na próxima terça-feira (12), a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia a Semana Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que segue até o dia 16. A data de abertura é referente ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, criado em 2002 por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).