Rose e seu “buquê” de alianças

Rose faz buquê de alianças

A noite de ontem foi boa na “estufa” de Rose de Freitas, onde germinam as sementes plantadas nas muitas conversas e reuniões pré-eleitorais. Os “arranjos florais” foram finalmente colhidos em boa monta por ela, e agora há um buquê de partidos apoiando sua candidatura ao governo do estado.

MDB, PSD e Rede

A “colheita” farta se deu na casa de Rose, em Vitória, seu bunker pré-eleições. Além da própria sigla (Podemos) e do apoio já declarado anteriormente pela Rede – que deve ter na figura do prefeito da Serra Audifax Barcelos seu coordenador de campanha -, Rose angariou o MDB do governador Paulo Hartung, do qual ela fez parte por longos anos e até bem pouco tempo, e de onde saiu justamente para concorrer por não encontrar apoio dentro da sigla na ocasião, já que até então Hartung era candidatíssimo. O PSD, outro fiel escudeiro hartunguista, também selou a presença no palanque do Podemos.

Mais quatro siglas governistas

Para fechar esse “buquê governista”, a pré-candidata do Podemos atraiu também o PMN de Janete de Sá, o Patriota de Rafael Favatto, o PRB de Amaro Neto e o PRTB. Todas as siglas eram “cultivadas em ambiente controlado” pelo Palácio Anchieta, e agora completam a “enxertia” bem produzida ao lado de Rose de Freitas. Mas, nesse buquê eleitoral ainda cabem outras fragrâncias.

Silêncio de Lelo

Diante da situação de apoiar uma candidatura de alguém que até bem pouco tempo era uma desafeta dentro do MDB, o presidente da sigla, Lelo Coimbra, mantém-se discretamente silencioso em relação à parceria com o Podemos.

É ou não é?

Apesar do Diário do Legislativo de hoje não trazer o nome do deputado Marcelo Santos (PDT) como um dos indicados à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas, ele chegou a entregar o documento de inscrição no protocolo da Assembleia Legislativa. O que teria acontecido? Tem fonte da coluna apostando que o pedetista vai lançar o nome. Há informações vindas de fontes da Assembleia de que o prestígio da candidatura de Rodrigo Coelho junto aos seus pares não tem relação diretamente proporcional com  o número de assinaturas de apoio que angariou (23 deputados – incluindo Marcelo). É esperar pra ver.

Segunda Vaga

De todo modo, se se confirmar o que aparentemente parece ser a preferência pelo nome de Coelho – o preferido de Paulo Hartung para a vaga em questão -, há uma segunda vaga em vias de ser aberta, aguardando parecer do TCEES sobre pedido da Ales acerca do cargo de Valci Ferreira. Se não vingar uma, Marcelo Santos possivelmente ainda terá outra chance – assim como os demais. Em tempo. As duas vagas em questão se referem ao pedido de aposentadoria de José Antonio Pimentel e à condenação em segunda instância de Valci. Ambos estão afastados por suspeita de corrupção.

Convenção do MDB

A assessoria de imprensa do deputado federal Lelo Coimbra, que preside o MDB no estado, relembra à coluna que a convenção do partido será realizada no próximo sábado, dia 4 de agosto, das 9h às 13h, no Hotel Comfort, na Praia do Canto, em Vitória.

Convenção da Rede

Já a Rede Sustentabilidade fará a convenção estadual logo mais, às 19h, no Centro Comunitário de Laranjeiras. Entre as expectativas dos redistas está fazer um nome para deputado federal, além de garantir um palanque para a presidenciável Marina Silva (que teve votações expressivas no ES, em especial em Vitória, nas eleições de 2010 e 2014), e, se possível, eleger dois deputados estaduais. Atualmente, o partido tem um deputado na Assembleia, Marcos Bruno, de Cariacica.

Bolsonaro já foi

Alegando ter de voltar ao Espírito Santo no domingo para a convenção estadual do PSL, o presidenciável Jair Bolsonaro desmarcou a agenda que tinha na tarde de hoje no Clube dos Oficiais da PM, em Vitória. Cumpriu apenas a de manhã, como convidado de um foro de discussão da classe empresarial capixaba, uma sabatina feita com os candidatos ao Palácio do Planalto que se aventuram em terras capixabas. Ficar mais iria atrapalhar os “inúmeros compromissos agendados”, segundo nota do partido à imprensa, já que inicialmente não estava prevista a convenção para o domingo. A convenção foi adiada para que Bolsonaro pudesse ter mais tempo para discursar ontem à noite.

Núcleo de Combate aos Crimes Eleitorais

Formado pela Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral, Secretaria de Estado da Segurança Pública, e pelas polícias Federal, Militar e Civil, será lançado amanhã, na sede do Tribunal Eleitoral do Estado (TRE), o Núcleo de Combate aos Crimes Eleitorais. Na mira, fake news, propaganda irregular e compra de votos. O Núcleo receberá denúncias em tempo real, feitas pelo dispositivo conhecido como “Pardal”. Vão atuar em parceria os serviços de inteligência com  os juízes eleitorais. Iniciativa louvável e necessária, em tempos de alta tecnologia e baixa consciência ética.