O Novo quer fazer diferente

O Novo e a cláusula de barreira

Em virtude do tema abordado pela coluna na última quarta – a cláusula de desempenho, comumente chamada de ‘cláusula de barreira’ no meio político -, o candidato a senador pelo partido Novo no ES, Ulisses Pincelli, entrou em contato para lembrar que a sigla é a única entre os 35 partidos existentes no país que não faz uso do fundo partidário.

Devolução

Ulisses Pincelli afirmou que, na semana passada, ele, o candidato ao governo de SP, Rogério Chequer, entre outros correligionários, foram a Brasília devolver R$ 3,7 milhões a que o Novo teve direito nos dois primeiros anos de existência. Reiterando que a quantia se trata de algo simbólico diante do montante movimentado pelo fundo, Pincelli garante que a prática será mantida permanentemente.

Afago no Dia do Soldado

Comemorado nesta sexta, 24 de agosto, o Dia do Soldado foi a ocasião escolhida pelo governador Paulo Hartung (MDB) para promover 251 militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No total, foram 44 oficiais (10 tenentes-coronéis, 33 majores e 1 segundo-tenente), além de 204 praças da PM e outros 7 aspirantes do Corpo de Bombeiros. As promoções se deram por critérios de merecimento e antiguidade. A lista com os nomes está no Diário Oficial desta sexta.

Auxílio assiduidade

Informação do site Agência Congresso dá conta de que apenas 7 dos 81 senadores estiveram presentes a todas as sessões no primeiro semestre de 20018 no Senado Federal. Será necessário criar um auxílio-assiduidade para “motivar” os nobres edis a cumprirem com a mais básica obrigação, que é a de comparecer ao local de trabalho no dia e no horário indicados?

Horas extras em Anchieta

Durante sessão da Câmara de Anchieta esta semana, o vereador Beto Caliman (PRP) denunciou uma suposta “farra das horas extras” por funcionários da Prefeitura. O parlamentar destaca que isso vem acontecendo desde o ano passado, logo após  decreto do prefeito Fabrício Petri (MDB) com uma série de ações visando conter gastos. Desde o fechamento da Samarco, o município passa por sérios problemas de caixa.

Horas extras em Anchieta II
Caliman afirma acreditar que Petri está levando “bola nas costas”, metáfora futebolística que significa dizer que o prefeito não está ciente da suposta prática ilegal. O vereador pediu que se investigue a situação.

Horas extras em Anchieta III

Procurado pela coluna, o secretário de comunicação de Anchieta, o jornalista Flávio Simões, disse que “nem de longe” o quantitativo de horas extras pagas atualmente se equipara com o que era prática na gestão anterior. Ele disse que o decreto do ano passado cortou diárias, jetons e o uso de celulares até por parte dos secretários. As horas extras, segundo o secretário, são em sua maioria em função de atividades de fim de semana desenvolvidas por alguns funcionários das secretarias de turismo e de esportes, e estão dentro da legalidade.

Lançamentos

Entraram em contato com a coluna o deputado estadual Da Vitória (PPS) e o deputado federal Marcus Vicente (PP), para anunciar os respectivos lançamentos oficiais das candidaturas. Ambos vão disputar uma vaga à Câmara dos Deputados. Da Vitória faz evento no próximo domingo, dia 26, no clube ACD de São Silvano, em Colatina. Já Vicente lança a campanha à reeleição no dia 31 (uma sexta-feira), às 19h, na sede social do Ibiraçu Esporte Clube, em Ibiraçu.

No ritmo do rock

Outro que informa a coluna sobre o lançamento da campanha é o secretário-geral do PTB no ES, Haroldo Santos Filho. Vai ser na quinta, dia 30, às 20h, no Spirito Jazz, bar badalado de Vitória, ao som de rock and roll. Haroldo aproveita e divulga pelo whatsapp o link da vaquinha virtual, pedindo R$ 100 a título de colaboração para a campanha. O valor não inclui o consumo da noite de “rock engajado”. E avisa: mesmo que não possa comparecer, a contribuição do futuro eleitor é muito bem vinda.

Sangue e medula

O Hemocentro do Espírito Santo informa que colocará a unidade móvel de captação de sangue neste sábado, das 8h30 às 13h, em frente ao McDonald’s, na Enseada do Suá, em Vitória. E na semana que vem, dias 30 e 31 de agosto (quinta e sexta), das 7h às 12h, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova do Imigrante. Além de todos os tipos sanguíneos, a ação também pretende captar possíveis doadores de medula óssea, que serão cadastrados nas ocasiões.