Candidaturas ao Governo chegam às ruas

Finalmente a campanha começou

Depois de um período pré-eleitoral de muitas movimentações nos bastidores, finalmente a campanha teve início e os “jogadores” estão nas ruas, levando suas ideias e propostas para o eleitorado. As primeiras duas semanas foram um pouco mornas, e as agendas de campanha dos candidatos ao Governo do Estado tendem agora a acelerar o ritmo, com mais interação junto ao eleitor e participação em sabatinas, entrevistas e debates, tanto na mídia quanto em entidades sociais.

Candidaturas vão empolgar?

O período pré-eleitoral gerou expectativas, surpresas e frustrações. Ao final de muitas articulações, a campanha acabou nos trazendo um “cardápio” com seis candidaturas ao Governo do Estado, mas sem a polarização que era dada como certa entre o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e o atual, Paulo Hartung (MDB), já que Hartung abriu mão da disputa à reeleição. A questão principal é: num tiro curto como é esta eleição, será que os nomes – em especial os que se contrapõem ao favorito Casagrande – serão capazes de causar alguma empolgação na massa?

Ritmo nas agendas

Dia após dia, os candidatos vão ampliando as agendas em busca de provocar a atenção do eleitorado. Até André Moreira (PSOL), que acabou de passar por uma cirurgia para retirar a vesícula, já estava em passeatas, lançamentos de candidaturas de correligionários, debates e viagens dois dias após ter alta hospitalar. Apenas neste final de semana ele se manteve quieto, por recomendação médica, mas nesta segunda já estará no debate da Transparência Capixaba Jovem da Serra. E amanhã segue para o município de Castelo.

Ritmo nas agendas II

Renato Casagrande (PSB) e Rose de Freitas (PODEMOS) são os que mais viajaram pelo interior do ES até aqui. Rose tem optado por definir uma microrregião e percorrê-la, usando da boa relação que têm junto aos prefeitos. Casagrande intercala as idas ao interior com eventos na Grande Vitória, e, pela divulgação das agendas feita pela assessoria, tem dado especial atenção também ao programa de TV.

Aridelmo dois dias “off”

Nesse início, o candidato petebista, Aridelmo Teixeira, tem concentrado sua agenda mais na Grande Vitória do que no interior. Nas próximas terça e quarta, ele não vai fazer campanha. Estará em Brasília (terça) e Belo Horizonte (quarta), segundo a assessoria, para compromissos profissionais previamente agendados, ligados à Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

Manato quer agitar a militância

Já o candidato do PSL no ES, Carlos Manato, que andou rodando pelo litoral sul e por municípios do norte e do noroeste do estado nos últimos dias, vai dedicar a terça-feira à gravações de vídeos de campanha, que serão feitas na própria casa dele, e também gravações externas no município da Serra. À noite, pretende agitar a equipe de campanha, no comitê eleitoral, em Jardim Camburi, Vitória.

Jackeline 

A candidata do PT ao Governo, Jackeline Rocha, fez até aqui agendas voltadas para o público cativo do partido. Reuniu-se com sindicalistas, movimentos sociais e representantes LGBT’s. Incluindo quando saiu da Grande Vitória, como nas reuniões promovidas com assentados e com a militância petista em Conceição da Barra.

Transparência Capixaba Jovem

Todos os seis candidatos confirmaram presença na sabatina desta segunda, às 17h, na Transparência Capixaba Jovem da Serra. Na sabatina “Interage 2018”, 10 jovens vão fazer perguntas aos candidatos.