Reclamação recorrente
Diversos candidatos a todos os cargos em disputa estão a ponto de arrancar os cabelos por causa do despreparo de alguns assessores de marketing e comunicação que foram parar em suas campanhas. Fonte da coluna informa que recebeu um telefonema no último sábado à noite, do comitê de uma das candidaturas ao governo do estado. O interlocutor oferecia vaga de redator, e queria uma reunião imediata, no sábado mesmo, para fechar contrato.
Reclamação recorrente II
Não é a primeira reclamação que chega aos ouvidos da coluna. Tem gente que trouxe profissional de fora e se arrependeu. Outros, por falta de condições financeiras, acabaram apostando em pessoas sem muita experiência em marketing político. Junte-se a isso a falta de planejamento estratégico que antecedeu a campanha da maioria dos candidatos, e talvez tenhamos a explicação para a dor de cabeça atual.
Dinheiro minguado
Em virtude do modelo de financiamento estabelecido para as eleições em 2018, sem a possibilidade de contribuição financeira feita por empresas, o que reduziu de mais de R$ 5 bi para R$ 1,7 bi os recursos disponíveis, o marketing eleitoral entrou em parafuso. Cifras que eram pagas para “bruxas” e “magos” despencaram, e, numa reação em cadeia, os gordos cachês destinados a bons produtores, redatores, diretores de arte, etc. passaram por uma rígida dieta “pós redução de estômago”.
Cronograma atropelado
Mesmo assim, faltou dar atenção à questões básicas, como desenvolver um planejamento estratégico pautado em ao menos uma pesquisa de opinião qualitativa, que poderia dar foco e rumo a muitas campanhas proporcionais (e majoritárias!) que andam perdidonas por aí. Além disso, deixar para contratar os profissionais na última hora e sem considerar um valor que garantisse a presença de gente com mais expertise no assunto, só contribuiu para que se chegasse dentro do período eleitoral sem condições de produzir conteúdo de qualidade para a tarefa de convencimento do eleitorado. Assim fica difícil. Além de algum dinheiro, é necessário ter organização, planejamento e, sobretudo, competência, para fazer a diferença.
IBGE atualiza dados populacionais
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístifca (IBGE), divulgou nesta quarta-feira uma atualização populacional dos 5.570 municípios brasileiros. No total, segundo o IBGE, atualmente o Brasil tem 208,5 milhões de habitantes. A taxa de crescimento entre 2017 e 2018 é de 0,82%.
Municípios
O município de São Paulo, com 12,2 milhões de habitantes, é de longe o mais populoso. Em segundo vem o Rio de Janeiro(6,7 milhões), depois Brasília e Salvador (cerca de 3 milhões cada). 17 municípios têm população superior a 1 milhão de pessoas (juntos somam 45,7 milhões de habitantes, o que representa 21,9% da população do país.
Municípios II
No ES, Serra, com população estimada de 507.598 habitantes, Vila Velha, 486.208, e Cariacica, com 378.603 habitantes, estão no pódio das cidades mais populosas. Em quarto lugar aparece a capital, Vitória, com 358.267. As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.
MPF endurece com grevistas da PM
A reação do Ministério Público Federal foi dura com as entidades acusadas de dar sustentação ao movimento paredista da PM ocorrido em fevereiro de 2017. O MPF move uma ação civil pública contra 4 associações de PM’s e Bombeiros Militares, e pede o ressarcimento de mais de R$ 37 milhões, com base em cálculos do gabinete do Estado-Maior das Forças Armadas. Além disso, o MPF quer que as entidades paguem outros R$ 12 milhões por danos morais à sociedade capixaba.
Quebrar o retrovisor
A campanha de TV começa na próxima sexta, dia 31. Segundo a assessoria de Rose de Freitas (PODEMOS) – que tem 1 minuto e 35 segundos no horário eleitoral gratuito -, o tema de estreia será “andar pra frente”. A ideia, segundo nota enviada à coluna, é “quebrar o retrovisor, limpar o para-brisa e construir um novo caminho”.
CPV quer ser mais atuante
O Conselho Popular de Vitória (CPV), que andava meio sumido, promete dialogar com todas as 81 lideranças comunitárias da capital. A idéia é fechar parceria com a iniciativa privada e levar treinamento, qualificação, reciclagem e música às comunidades, principalmente as mais carentes. A conferir.
Lançamento de campanha
Outro candidato que anuncia o lançamento da candidatura é Ledir Porto (PODEMOS), ex-secretário de Desenvolvimento Social de Viana, que tem histórico de defesa da segurança e do combate à dependência química. Ele vai lançar a campanha à deputado federal no próximo dia 31 (sexta), às 18h30, no cerimonial Aquarius, no bairro Vila Bethania, Viana.
Vitória do bem
A assessoria do prefeito Luciano Rezende (PPS) entra em contato com a coluna para divulgar o lançamento do projeto Vitória do Bem, nesta quarta, às 18h, no Auditório Zemar Moreira Lima, na sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. Em resumo, após reunir representantes de igrejas, organizações não governamentais, lideranças comunitárias, vereadores e voluntários, a PMV desenvolverá agora uma rede de ações voluntárias, visando conectar pessoas qualificadas para determinadas tarefas com outras que necessitam dos serviços. Um site foi criado pela Secretaria de Gestão para facilitar a troca de informações. O projeto se baseia em modelo já desenvolvido em Florianópolis.