Casagrande anuncia trinca na Segurança Pública

Integração nas polícias

Na fala de apresentação da “trinca” que sustenta a hierarquia da segurança pública, o governador eleito Renato Casagrande (PSB) ressaltou a importância da integração dos trabalhos das polícias e da retomada do programa Estado Presente, que promove ações sociais nas comunidades de risco como ferramenta de redução da violência a longo prazo.

Trinca

O governador eleito anunciou, pela conta dele no facebook, os nomes do coronel Moacir Barreto como futuro comandante da Polícia Militar, do coronel Jocarly Aguiar para ficar à frente da Casa Militar e do delegado Darcy Arruda como chefe de Polícia Civil. Apresenta assim o tripé que dá sustentação à área mais sensível do Estado ultimamente, que terá como secretários de Segurança e Justiça, respectivamente, o coronel Roberto Sá e o delegado federal Luiz Carlos Cruz – ambos cariocas, anunciados recentemente.

Borracha no passado recente

Em referência ao desgaste havido entre o alto comando da PM, o Governo do Estado e os policiais por causa do movimento paredista de 2017 – a greve da PM -, o futuro governador deu leve alfinetada no atual – e desafeto – Paulo Hartung (sem partido). Casagrande falou em “passar uma borracha apontando para a frente, com uma relação de diálogo, disciplina e firmeza”. PH sofreu enorme desgaste político devido à falta de condução da situação – antes, durante e depois do evento mais traumático da história da segurança pública capixaba. A política de Casagrande será a de anistiar os militares envolvidos nos episódios.

Lenise na Seger

Como já se especulava desde o início da semana, não houve surpresa na indicação de Lenise Loureiro (PPS) para o cargo de secretária estadual de Gestão e Recursos Humanos. Ela quase se tornou vice na chapa encabeçada pelo PSB, disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados e agora será, nas palavras de Casagrande, “responsável pela formação, capacitação e treinamento de servidores, com diálogo e controle”. Entre os objetivos está incorporar o uso da tecnologia ao cotidiano do serviço público, “para termos um governo 4.0, reduzindo o uso de papel e facilitando a vida do cidadão e da cidadã”, disse o socialista.

Fiel escudeira

Renato Casagrande também não surpreendeu ninguém ao anunciar a advogada Valésia Perozini como futura chefe de Gabinete, já que ela o acompanha desde sempre na política.

Vice presente

Mostrando prestígio, a vice-governadora eleita, Jaqueline Moraes, esteve ao lado de Casagrande mais uma vez durante a transmissão do anúncio pela internet.

 

Foto da Coluna: Humberto Pradera/PSB/Divulgação.