Transparência nas agendas do Governo
Projeto de autoria do deputado Sergio Majeski (PSB), aprovado esta semana na Assembleia Legislativa, promete ser um calo no pé de gestores que pretendam usar a máquina pública de forma, digamos, não republicana. O PL 184/2017 obriga que as agendas do governador, vice-governador, secretários estaduais e diretores de empresas e fundações do Governo do Estado sejam divulgadas com 24h de antecedência no site do Governo. Deverão ser divulgados os encontros realizados no Palácio Anchieta, Residência Oficial da Praia da Costa, Palácio da Fonte Grande e demais dependências onde funcionam secretarias e órgãos da administração estadual.
De olho no leite
Parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados exigem dos Ministérios da Agricultura e da Indústria, Comércio e Serviço que apertem o cinto contra a entrada de leite importado no Brasil. Nesta semana, eles solicitaram, via ofício, a identificação da origem e do destino da importação de leite em pó e derivados feita nos últimos três meses.
Protecionismo à La Trump
Vice-presidente da Comissão, o deputado Evair de Melo (PP/ES) é autor de um projeto de lei que restringe as importações às nações que não possuem leis ambientais e trabalhistas tão rigorosas quanto o Brasil. Referindo-se à legislação como inescrupulosa, diz que ela “escancara as fronteiras do país”, causando prejuízos aos produtores nacionais e permitindo a importação de produtos a um preço abaixo do praticado no Brasil.
Por falar em agro
Aproveitando o gancho, a coluna registra o que o presidente da Federação da Agricultura do ES, Júlio Rocha, disse essa semana a respeito da indicação da deputada Tereza Cristina ao cargo de ministra da Agricultura. “Como produtora rural, engenheira agrônoma e líder da bancada ruralista é um nome reconhecido, legítimo e de méritos, que há tempos vem conquistando espaço e nos ajudando muito”. Será que tamanho elogio vai resultar em uma atenção melhor por parte do MAPA para com nossos agricultores?
Detran muda comando
Na reta final do mandato de Paulo Hartung (sem partido), uma mudança no Detran. O diretor-presidente do órgão, Romeu Scheibe Neto, pediu exoneração por motivos particulares. Não será necessário arrumar substituto. Edna Almeida Poletto vai acumular a função que exerce – ela é diretora-técnica – e responderá pela direção-geral.
Gangorra e educação financeira
A Fecomércio divulgou os dados do endividamento das famílias de Vitória em outubro, que mostram uma melhora sobre o mesmo período do ano passado (caiu 10%) e uma piora na comparação com setembro de 2018 (subiu 3,2%). Essa gangorra de inadimplência revela um (mau) hábito. A saber: tão logo a corda sai do pescoço, a tentação de ir às compras sobe à cabeça, e pode trazer a corda no pescoço de volta.