Prestando contas
Como vulcões que pareciam adormecidos e voltaram à atividade, 3 CPI’s deram o ar da graça na última semana na Assembleia Legislativa. A que apresentou relatório final mais recentemente é a CPI do Guincho, presidida por Enivaldo dos Anjos (PSD). Foram pedidos indiciamentos de 9 pessoas investigadas, incluindo empresários, agentes de trânsito e servidores públicos do Detran. O documento foi encaminhado ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas, vulcão que pode fazer fogo e lava. A conferir.
CPI do Pó Preto
Esta CPI, que muitos acreditavam “extinta” – e está mesmo, pois se encerrou em 2015 -, voltou a fazer fumaça esta semana, mas parece que é só fumaça mesmo. O presidente, deputado Rafael Favatto (PATRIOTA) ameaçou reabri-la por causa da obtenção, pela Vale, de nova licença de operação dada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Dela, vale apenas o registro da sugestão de substituir o decreto estadual de qualidade do ar por um projeto de lei que siga os critérios da OMS.
Maus tratos aos animais
E na próxima terça, a CPI que investiga maus tratos aos animais, presidida por Janete de Sá (PMN), também vai apresentar relatório final. O ponto alto foi fechar uma clínica veterinária que realizava cirurgias irregulares em cães e gatos.
Medalha
O secretário estadual de Educação do ES, Haroldo Rocha, recebeu na última semana a Ordem Nacional do Mérito Educativo, condecoração do MEC. Foi em função da nota 4,4 obtida pelo estado no Ensino Médio – a maior obtida entre os entes federados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera ainda as escolas privadas. Vale frisar que, em geral, nenhum dos 27 estados conseguiu atingir a nota mínima (5,3).
Foto da Coluna: reprodução internet.