Ano Novo e Câmaras (quase) na mesma

Câmaras 2019
Mesmo sem eleição para vereador em 2018, as Câmaras Municipais também passam por mudanças a partir de agora. É a mudança do 1º para o 2º biênio da atual legislatura (2016/2020), com troca de presidentes e componentes das Mesas Diretoras. As posses se deram no último dia 1°.

Muda, pero no mucho
A bem dizer, não houve muitas trocas de comando nas Câmaras da Região Metropolitana, exceções para Vitória e Guarapari. Nas demais, continuam nos cargos Cesar Lucas (PV) em Cariacica, Rodrigo Caldeira (REDE) na Serra, Ivan Carlini (DEM) em Vila Velha e Fabio Dias (PT) em Viana. À exceção de Lucas, que foi eleito no mesmo dia da posse, as eleições dos demais se deram ainda no ano passado.

Reviravoltas
Na capital, tomou posse como presidente Cleber Felix (PP), eleito em agosto do ano passado numa reviravolta patrocinada pelo PSB, retirando, assim, a caneta da mão do PPS, que a teve por 4 anos. Em Guarapari, o eleito foi Ênis Gordinho (PEN), numa articulação no mês de dezembro que, literalmente, “puxou o tapete” do ex-presidente Wendel Lima (PP). Lima chegou a trancar a Câmara, mas não evitou ser “trancado” pelos opositores.

A novela da Ferrovia
Ano novo, novela antiga. Com o capítulo inédito que revela a definição do ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, de levar os investimentos previstos da Vale para a ferrovia ligando Mato Grosso e Goiás. Tarcísio, que era responsável pelas parcerias público privadas no governo Temer, confirma assim que os recursos não virão para a chamada ferrovia litorânea – EF118 (projeto para interligar Vitória a Presidente Kennedy, e depois ao Rio de Janeiro).

A novela da Ferrovia II
Tomada na última quarta, a decisão repercutiu nesta quinta no ES e em Brasília. Nas redes sociais, o ministro disse ter sido procurado pelo governador Renato Casagrande (PSB). No post, Tarcísio garante que os investimentos previstos para a EF 118 serão feitos. Em tempo: os investimentos da Vale são contrapartida para a renovação da concessão da ferrovia Vitória-a-Minas.

 

Foto da Coluna: reprodução internet.