Caminhos e encruzilhadas

Na contramão
O deputado federal reeleito pelo PT, Hélder Salomão, nada contra a corrente em um Congresso Nacional recheado de representantes da direita. Mesmo com a maré contrária, busca se articular para integrar as comissões de Educação e de Finanças da Câmara dos Deputados.

Na contramão II
Se Hélder, revestido do cargo, já enfrenta dificuldades, imagine com relação à deputada estadual Iriny Lopes, que ainda vai assumir a cadeira e será a única representante do PT na Assembleia Legislativa do ES. Nem para as reuniões para composições à eleição da Mesa Diretora ela tem sido chamada.

O que está em jogo
Na Assembleia, quem assumir o controle da Mesa Diretora terá, além dos 17 cargos diretamente ligados ao gabinete da presidência, outros 200 cargos comissionados, espalhados por comissões e diretorias legislativas, para “partilhar” com os aliados. Já no Congresso, são 682 cargos. Sem contar o alcance da influência política de quem comanda o Poder Legislativo, cá e lá.

Arrumação
Parece cada dia mais distante a possibilidade de uma candidatura para fazer frente ao atual presidente da Ales, Erick Musso (PRB). Nos bastidores, dizem que o governador Renato Casagrande (PSB) já teria aceitado a situação, buscando, agora, fortalecer uma maioria que o permita aprovar as matérias de interesse do Executivo sem ter que ficar nas mãos da Mesa Diretora.

Pisando em ovos
A queda no preço do ovo gera transtorno para a economia de Santa Maria de Jetibá, e já tem produtor pedindo ajuda à bancada federal para que o Governo interceda no mercado. Maior município produtor de ovos de granja do país, Santa Maria responde por 91% da produção capixaba (cerca de 340 milhões de dúzias/mês). A situação chegou ao ponto de o preço ao consumidor final ficar inferior aos custos de produção.

Cada um no seu quadrado de mármore
O Governo do Estado anuncia que vai ter um estande na feira internacional do mármore e do granito, que acontece entre 12 e 15 de fevereiro, em Carapina, Serra. O estande terá 32 m² e será compartilhado entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento e de Turismo, Bandes, Banestes e Fapes – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do ES. Com um pouquinho de jeito, dá pra acomodar a todos.