Engorda ou recomposição?
Esta semana, a Prefeitura de Vitória voltou a retirar areia em frente ao segundo píer da praia de Camburi para preencher a erosão na Curva da Jurema. Foi a terceira vez em poucas semanas. A ação que a PMV chama de “recomposição” é considerada “emergencial e necessária” para evitar danos à estrutura dos dois últimos quiosques da Curva.
Engorda
A ONG Juntos SOS ES Ambiental, que representa nove entidades e tem assento no Conselho Municipal de Meio Ambiente – Condema, critica a ação. O presidente, Eraylton Moreschi Júnior, diz que caracteriza “engorda” e não “recomposição”. Ele lembra que Camburi é uma ZPA 3 (Zona de Proteção Ambiental nível 3), o que demanda consulta ao Condema e ao Conselho do PDU antes da extração.
Recomposição
O coordenador de Monitoramento Costeiro e Ecossistemas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semman), Paulo Pinheiro Rodrigues, afirma que a crítica não tem fundamento técnico, admite que o PDU de Vitória exige comunicação aos dois conselhos, o que não foi feito porque ambos estão em recesso. “Não poderíamos ficar esperando e correr o risco dos quiosques caírem”, justifica.
Comunicação formal
Condema e Conselho do PDU receberão a comunicação sobre toda a situação encontrada pela PMV na Curva da Jurema, e os procedimentos tomados, na próxima semana, quando voltam à ativa.
PH roda o Brasil
Esta semana, o ex-governador Paulo Hartung esteve em Goiás, a convite do governador Ronaldo Caiado, para falar sobre gestão pública, e em Brasília, levado pelo Insper e o Renova BR, onde deu aula para 56 parlamentares federais de primeiro mandato – 17 deles eleitos pelo Renova BR.
Paulo Hartung segue palestrando para políticos e empresários pelo Brasil/ Foto: Assessoria.
Reforço de peso
Por falar em PH, o ex-secretário estadual Haroldo Rocha foi anunciado nesta quinta-feira secretário-adjunto de Educação de São Paulo. No anúncio, governador João Dória deu ênfase ao 1º lugar conquistado pelo ES no Ensino Médio. “Reforço de peso para o nosso time”, diz Dória.
Na janelinha
Com a presidência da Assembleia Legislativa já definida – recondução do atual mandatário Erick Musso (PRB) -, a expectativa é para quem vai ocupar as 1ª e 2ª Secretarias da Mesa Diretora – o “arranjo” entre deputados reeleitos e os de novo mandato foi que Erick permaneceria e dois “novatos” ocupariam as outras vagas. O Palácio Anchieta tem três nomes preferenciais: Luciano Machado (PV), Adílson Espíndula (PTB) Emílio Mameri (PSDB). Mas tem muito mais gente querendo um lugar “na janelinha”. É esperar pra ver.
Foto da Coluna: PMV.