Pedra cantada
Conforme a coluna Bastidores já havia antecipado, o deputado Da Vitória (PPS) foi escolhido como o novo líder da bancada federal capixaba em Brasília. A decisão foi consensual. A foto registra o momento, com todos os 13 integrantes reunidos.
Nota
Logo após a escolha, tomada no início da tarde desta quarta-feira, na sala da comissão mista de orçamento da Câmara dos Deputados, Da Vitória divulgou uma nota à imprensa, na qual agradece o apoio unânime e que o trabalho será desenvolvido “em conjunto com todos os nossos parlamentares”. E afirma, ainda, que vai fazer a ponte entre o governo capixaba e a União, para que a bancada contribua com as pautas de interesse do ES.
Conflito superado?
Nos bastidores havia um incômodo entre os parlamentares de primeiro mandato e os chamados “veteranos”, que não queriam ser liderados por um “novato”. Como a senadora Rose de Freitas (PODE) e o deputado Sérgio Vidigal (PDT) não toparam assumir a liderança, e o nome entre os reeleitos – Evair de Melo (PV) – não agregou apoio da maioria, o impasse parece ter sido resolvido em torno do nome de Da Vitória.
Cargo
O cargo de líder da bancada é voluntário, e exige responsabilidade maior. Em contrapartida, dá mais prestígio e abre espaços políticos em Brasília e no ES, assim como garante mais exposição na mídia, já que é o líder quem faz a interlocução em nome dos 10 deputados federais e 3 senadores que compõem a representação capixaba no Congresso Nacional.