Estreante tarimbado

Début

O ex-governador Paulo Hartung (sem partido) fez seu début no conselho consultivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última semana (sexta, 22). A função tem mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Na reunião – que acontece sempre em Brasília -, foi discutida a formatação da nova publicação da série de pesquisas que o órgão desenvolve. O convite para Hartung integrar o conselho partiu do ministro Dias Toffoli, que preside o CNJ e também o STF.

A Frente de Majeski

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) criou e vai presidir a Frente Parlamentar em Defesa do Cumprimento dos Planos Nacional e Estadual de Educação (PNE e PEE). O requerimento para a criação foi aprovado na última semana.

Planos

De 2014 e 2015, respectivamente, os planos têm objetivo de melhorar a qualidade da Educação no Brasil e no Espírito Santo em 10 anos. Majeski denuncia que, no ES, os últimos governos, bem como o atual, não cumprem determinação constitucional de investir no setor.

Fora da escola

E destaca que cerca de 61 mil crianças e adolescentes estão fora da sala de aula. Outro desafio é cumprir a meta de dar pós-graduação a 90% dos professores até 2025. “Se tudo continuar como está”, diz Majeski, “o PNE e o PEE se tornarão apenas cartas de boas intenções”.

Comissão de Projetos

O senador capixaba Marcos Do Val (PPS) acaba de criar uma Comissão Multidisciplinar de Projetos, no âmbito do ES. Articulado com as Polícias Civil e Militar e os Bombeiros, reúne técnicos que vão desenvolver cursos de capacitação e projetos para aquisição de equipamentos na área da segurança pública.

Foto da Coluna: Paulo Hartung em reunião do conselho do CNJ/Assessoria.