Abre alas em Capuaba

Enredo de parceria
Nesse período de Carnaval, o governador Renato Casagrande (PSB) “puxa o samba” dos investimentos federais no ES. O abre alas na Grande Vitória foi a ordem de serviço assinada na última semana para as obras da BR 447. Serão cerca de R$ 140 milhões de investimentos, em um trecho de 4 km que é um verdadeiro “calo” na logística. Foram feitos 305 acordos para desapropriações de imóveis, a fim de resolver o gargalo para os caminhões de contêineres que acessam o porto de Capuaba.

Bateria de investimentos?
Já o mestre-sala desse enredo foi o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que, durante a passagem pelo estado – para assinatura da O.S. e também a inauguração do contorno de Iconha (obra da concessionária da BR 101) -, garantiu que o Espírito Santo vai receber uma série de investimentos em infraestrutura, no tripé rodovia, aeroporto e ferrovia. É torcer para que não seja sonho de pierrot.

Um olho no peixe…
Em Nova Venécia, a prefeitura divulga que está ampliando a “participação popular”, dando mais autonomia aos conselhos municipais. Reuniões periódicas são feitas, e até um edifício próprio, chamado de Casa dos Conselhos, existe para abrigar as entidades.

…outro no gato
Com isso, dá um lustre na imagem democrática, e ainda se desincumbe de eventuais dificuldades, pois passa a dividir a responsabilidade da gestão com representantes da sociedade Civil.

Abraço de afogado
Sem romper a cláusula de barreira, o caminho do PRP será a fusão com o PATRIOTA, outro que não teve votos suficientes para garantir tempo de TV e recursos do fundo partidário.

Foto da Coluna: Ademir Ribeiro/Secom.