Demanda local, agenda nacional

Granada de mão

Nesta terça (12), o deputado estadual Hudson Leal (PRP) protocolou projeto de indicação para que o Governo do Estado reduza em 50% a taxa de esgoto no ES. Leal justifica o projeto dizendo que se trata de uma “importante reivindicação dos usuários da Cesan”. O “artefato” está nas mãos do governador Renato Casagrande (PSB).

Pulseira

Já o deputado estadual Lorenzo Pazolini (PRP), fez projeto de indicação à Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp) para criação de um “sistema de identificação”, por meio do uso de pulseiras, de crianças e adolescentes em praias, eventos públicos, parques e afins.

Pulseira II

A ideia é usar pulseiras com nome completo deles e dos pais/responsáveis, endereço e telefone. As pulseiras seriam disponibilizadas em áreas de grande aglomeração. O deputado diz que a medida é “para resguardar a integridade física e facilitar a localização”, caso se percam.

Périplo

Enquanto na Assembleia os parlamentares sugeriam ações ao Governo do Estado, Renato Casagrande teve uma terça-feira de agenda cheia em Brasília. Foi tentar resgatar mais de R$ 200 milhões da União e financiar outros R$ 200 milhões, nos projetos da gestão passada dele (2011/2014) de macrodrenagem em Cariacica, Vila Velha e Viana. Com articulação da bancada federal, agora incluiu também Colatina.

Périplo II

Casagrande esteve reunido com os ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro. E também com o presidente da Caixa Econômica, Pedro Duarte Guimarães. O risco é ver “caducar” os processos e perder a grana.

Compromisso

Por fim, Casagrande participou do Seminário Internacional da Primeira Infância, onde assinou o termo de compromisso dos Estados com o programa Criança Feliz.

CPI de Brumadinho

A CPI do Senado que vai investigar as causas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, MG, foi constituída nesta quarta (13), e terá a primeira reunião na semana que vem, na terça (19). A senadora Rose de Freitas (PODE) foi eleita presidente da CPI.

Transparência

Delegação de Moçambique desembarcou no ES nesta quarta (13), para conhecer as práticas de transparência na gestão da Prefeitura de Cariacica. O município foi indicado aos moçambicanos pelo conselheiro do Tribunal de Contas do ES, Carlos Rana. O intercâmbio de informações é fomentado pela empresa “GIZ”  – Associação Alemã para a Cooperação Internacional.

Foto da Coluna: reprodução internet.

Um comentário em “Demanda local, agenda nacional”

  1. Bom dia. Referente a cesan séria muito importante essa redução na tarifa. …daria até uma sugestão que quem ganha até dois salário mínimo. .fosse inzento dessa taxa. ..

Comentários estão fechados.