Tucanos vão às urnas

Eleição no PSDB

O PSDB está às voltas com as eleições gerais do partido. Em 31 de março, serão eleitos os presidentes dos diretórios nacional, estaduais e municipais em todo o país. Aqui no ES, para o diretório estadual, César Colnago não será candidato. Fonte da coluna diz que ele sequer está tentando influenciar na disputa.

Max Filho

Com isso, parece que há mais “bicadas” do que consenso em torno de uma chapa única. Outra fonte, do partido, garante que Max Filho também vai ficar de fora da estadual, centrando foco no diretório de Vila Velha.

Vitória

Principal vitrine nos municípios, o diretório de Vitória é cobiçado por alguns grupos internos. Mas, segundo as fontes, as articulações caminham para uma eleição polarizada entre Neuzinha de Oliveira e Max da Mata (vereadora e vereador). Afirmam também que a candidatura de Wesley Goggi “fez água” em função de resistências que vêm da Assembleia.

Neuzinha articula

Na última quarta (13), a parlamentar mostrou habilidade e consolidou o apoio do grupo político que defendia o nome de Eraldo Leal. Ele havia anunciado pré-candidatura, mas aceitou recuar após convite para compor a chapa com Neuzinha na cabeça.

Quem vem

Com a “bandeada” de Eraldo Leal para os lados de Neuzinha, o deputado estadual Emílio Mameri – ao qual Leal é ligado – deve apoiá-la, além de outros tucanos de “alta plumagem”.

Consenso

Um dos nomes ligados a Colnago e que havia anunciado candidatura à presidência da capital, Ruy Marcos Gonçalves disse à coluna que não irá concorrer e pretende trabalhar por um consenso entre Neuzinha e Max. Quanto ao diretório estadual, vai se articular com quem tiver compromisso com o Tucanafro – o Movimento Negro do PSDB que ele coordena.

Lacônico

Procurado pela coluna para falar sobre as propostas para o PSDB de Vitória, o vereador Max da Mata foi extremamente econômico com as palavras. “Ainda estou avaliando o processo”. Será que também desistiu?

Goggi

Wesley Goggi não deu retorno à solicitação da coluna.

Na fé e na coragem

A despeito do enorme potencial, o transporte aquaviário ainda patina no ES – desde quando o modelo foi extinto, nos anos 90. Uma nova tentativa de tirar o modal do papel outra vez se deu nesta semana, a partir da assinatura de um termo de comodato entre a empresa Ecobalsas e a Prefeitura de Vila Velha.

Projeto

O projeto – intitulado Rota da Fé – tem finalidade turística, com trajeto entre a Prainha (V.V.) e a Praça do Papa (Vitória). A pretensão é ativar o serviço dentro de 60 dias. O valor da passagem não foi divulgado.

Olho no lance

O Instituto de Previdência e Assistência Jerônimo Monteiro (IPAJM) começou a fazer o recadastramento obrigatório dos aposentados e pensionistas do regime próprio da previdência estadual.

Em três tempos

O recadastramento é em três etapas: até 10 de maio para nomes com iniciais de A a I; dali até 10 de julho (J a M); e, depois, até 10 de setembro (N a Z). O diretor-presidente do órgão, José Elias Marçal, informa à coluna que o não recadastramento implica em suspensão do pagamento do benefício.

Foto da coluna: reprodução internet.