Reação contrária

Da liberdade à prisão

Nos tempos da colonização do Espírito Santo, a edificação já foi um alojamento de imigrantes, e também hotel, mas acabou entrando para a história como penitenciária. Falamos do prédio que fica na Ponta da Glória, em Vila Velha. É uma outra entrada  da cidade pelo mar – além da Prainha e orlas da Costa, Itapuã e Itaparica.

Não à reativação

Depois que o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que vai reativar o Instituto de Readaptação Social (IRS) – a penitenciária que por décadas funcionou no bairro Glória -, o deputado estadual Hudson Leal (PRP) protestou.

Sem jaulas

Em Projeto de Indicação, Leal –  que é de Vila Velha – sugere que, em vez de grades, o Governo do Estado invista em “janelas do conhecimento” – um centro para empreendedores que ofereça apoio aos setores de tecnologia, portos, turismo e economia criativa. 

Café e problemas

Tão logo assumiu o cargo, o novo secretário municipal de saúde de Marataízes, Alberto Mello da Silva, se deparou com diversas demandas. Logo de cara, cuidou para não faltar café e, por meio de pregão eletrônico, contratou empresa especializada em “coffee break” no valor de R$ 707. Já chegou pedindo cafezinho – que é para manter o pique de trabalho em uma área em que sobram problemas.

Patrô

Por falar em café, coincidentemente após o governador Renato Casagrande (PSB) ter sido o primeiro palestrante do projeto “Café de Negócios”, da Associação dos Empresários da Serra (Ases), o Banestes se tornou patrocinador do projeto. O Diário Oficial da última segunda (18) traz a publicação do processo – sem exigência de licitação – que liberou R$ 15 mil para a execução dos eventos em 2019.

Direitos da Mulher

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher instituiu a comissão eleitoral para o processo de eleição dos representantes da Sociedade Civil. A eleição deve acontecer em maio, e vai definir os membros para o período 2019/2022.

Era digital

Duas leis de autoria da vereadora Dona Arlete (PSL), que acabam de ser sancionadas em Vila Velha, visam adequar o Poder Público à era digital. A primeira é a Lei 6.127/19, que cria o “Cartão Digital de Vacinação” – ferramenta que pode ser acessada por computador ou smartphone, e pretende otimizar o serviço.

Era digital II

A outra é a Lei 6.128/19, que dá nova redação ao artigo 52 do Código Tributário Municipal, permitindo o uso de cartões de crédito e débito para pagamento de tributos municipais como IPTU, ISS e ITBI.  

Foto da coluna: Arquivo Público do ES.