Tucanos se bicam em Vila Velha

Eleição na mira

Vitor Otoni, delegado estadual do PSDB, protocolou denúncia no Ministério Público contra a Prefeitura Municipal de Vila Velha, pedindo providências quanto à falta de alvarás do Corpo de Bombeiros nas escolas da rede municipal. A coluna estranha o fato de nenhum vereador ter tomado a iniciativa – que coube a um correligionário do prefeito Max Filho (PSDB).

Eleição na mira II

Otoni pertence à juventude tucana, foi interventor no diretório do PSDB canela verde, e não afina os bigodes com Max Filho há muito tempo. A eleição para o diretório não foi marcada ainda porque o atual presidente, Neffi Pereira – ligado à Max -, deixou “caducar” o prazo para lançar o edital. Agora caberá ao PSDB Estadual (leia-se César Colnago) dar prosseguimento ao certame.

Desafios na Seger

A secretária estadual de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, recebeu na última semana o vice-presidente da Rede Vitória, Fernando Machado, na sede da Seger.  Lenise Loureiro assumiu o cargo em janeiro, com algumas diretrizes pontuadas pelo governador Renato Casagrande (PSB).

Desafios na Seger II

Entre elas, a gestão do patrimônio mobiliário e imobiliário do Governo do Estado – que passa pelo “calo” da revitalização do Centro de Vitória -, e ainda, a redução no gasto milionário com aluguéis, visando o retorno de secretarias e órgãos para o Centro.

O vice-presidente da Rede Vitória, Fernando Machado, e a titular da Seger, Lenise Loureiro. Foto/Divulgação.

Cuidador de PCD

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT/ES) apresentou projeto na Câmara, que estabelece programa no SUS para ofertar cuidador de pessoas com deficiência (PCD) aos usuários do sistema. Segundo a ONU, 80% das pessoas com deficiência vivem nos países em desenvolvimento – o Brasil tem 45 milhões (24% da população); no ES, são cerca de 800 mil.

Cuidador de PCD II

Além disso, a ONU diz que metade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida não conseguem pagar um cuidador, ou outro serviço de saúde relativo à condição. Pelo projeto, caberá ao Governo Federal definir os critérios para acessar o programa – quais tipos de deficiências e restrições na mobilidade, e a partir de qual limite de renda familiar.

Foto da coluna: reprodução site PSDB.