Banalizou rachid

Rachid
A prática de autoridades com mandato eletivo, de dividir o salário do servidor consigo mesmo – comum nas Casas Legislativas país afora -, continua na mira dos órgãos de controle. Aqui no ES, nesta semana, mais um vereador foi denunciado pelo chamado “rachid”. É Fábio dos Santos Pereira, o Fábio Da Gata (PSL), de Itapemirim. A denúncia foi feita por um morador do município ao presidente da Câmara, Mariel Delfino (PCdoB), que a encaminhou ao Ministério Público. O ex-diretor-geral da Casa, José Gomes da Silva Neto, também é alvo.

Eleição tucana

Na coluna do último sábado, falamos da eleição para o diretório do PSDB de Vitória. A presidência era disputada entre a vereadora Neuzinha de Oliveira e Wesley Goggi – com este último tendo denunciado neste domingo uma suposta fraude na inscrição de filiados do partido. A denúncia foi protocolada no Tribunal de Justiça do ES , mas não foi analisada pelo plantão judiciário, que considerou não haver urgência no caso.

Eleição tucana II

Nas urnas, Neuzinha teve uma vitória esmagadora, com nada menos que 475 votos, contra apenas cinco de Goggi. Também houve duas abstenções. Resta aguardar a Justiça, num caso que certamente terá rebatimento junto à Executiva Estadual, responsável pelas senhas de acesso ao programa do TSE, que Goggi afirma ter sido fraudado.

Aprendendo a cuidar
Resultado de um procedimento administrativo provocado pela Sociedade Protetora dos Animais do ES (Sopaes) junto à Promotoria Pública de Cariacica, a Prefeitura baixou um decreto nesta semana disciplinando a instalação de comedouros e bebedouros para cães e gatos de rua.

Aprendendo a cuidar II
Na hora de ajudar os bichinhos errantes, o munícipe terá que fornecer água potável e ração em condições de consumo, fazer a manutenção periódica do local, entre outras determinações, que podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses Municipal.

Evento
O deputado federal Felipe Rigoni (PSB) é um dos convidados para participar do painel sobre desburocratização e combate à corrupção, dentro do II Fórum Brasil de Governança, Riscos e Compliance, que será realizado no dia 8 de abril em Vitória. No debate, também vão estar o diretor de Compliance do BNDES, Henrique Bastos Rocha, e o secretário estadual de Planejamento, Álvaro Duboc.

Foto da coluna: Stock Getty Images.