Crítica sempre presente

Estado Presente

O deputado estadual Lorenzo Pazolini (PRP) foi à tribuna da Assembleia na última semana para dizer que, dos 202 assassinatos registrados entre janeiro e fevereiro deste ano no ES, “apenas 58 ocorreram em comunidades beneficiárias do programa Estado Presente” – cerca de ¼ do total. A tese dele é a de que, se a maioria dos crimes ocorreu em áreas onde não há o programa, há uma falha de cobertura do mesmo.

O que diz o Governo

Por meio da assessoria, a secretaria estadual de Segurança Pública disse que, no diagnóstico de implantação do programa, foi considerada a análise de longo prazo – um recorte temporal de quatro anos -, e que “a comparação com o período de apenas dois meses leva a uma análise superficial, prematura e por vezes distorcida da realidade”.

Longo prazo

Mirando em 2022, novos e não tão novos atores políticos de centro direita seguem articulando a formação de um grupo que faça frente à polarização que domina o cenário atual. Os últimos movimentos foram em Salvador, num seminário sobre liderança e gestão pública, e em São Paulo, no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. A foto fala por si.

Luciano Huck, ladeado por ACM Neto e Paulo Hartung, e, ao fundo, Mendonça Filho (ex-ministro da Educação). Foto/Assessoria PH.

Médio prazo

Já os movimentos prévios de olho nas eleições para a Prefeitura de Vitória, levaram o vereador Nathan Medeiros (PSB) a decisão de deixar a Câmara para assumir a Central de Serviços – a antiga Secretaria Municipal de Serviços. Fonte da coluna afirma que a troca vai acontecer nesta terça (2). O órgão garante visibilidade, em especial na periferia da capital.

Missão

Nathan teria recebido a “missão” de fazer frente à popularidade de Amaro Neto (PRB), que transita muito bem na região da Grande São Pedro, onde inclusive teve mais votos do que Luciano Rezende (PPS) na eleição passada. Segundo a fonte, com essa “ferramenta” na mão, o grupo de Luciano crê poder qualificar Nathan Medeiros para o embate em 2020.

Diárias

O vereador de Itapemirim Fábio dos Santos Pereira, o Fábio Da Gata (PSL), que é alvo de denúncia de rachid, já foi presidente da Câmara. No período de dois anos em que administrou a Casa, os gastos com diárias de viagens dos 11 vereadores somaram R$ 378 mil reais. Da Gata usou R$ 53 mil desse total.

Castração

O deputado Hércules da Silveira (MDB), o Doutor Hércules, apresentou projeto na Assembleia Legislativa para que o Estado crie campanha com objetivo de “controlar a reprodução de cães e gatos nas ruas”. A campanha seria anual – no mês de outubro – e em parceria com clínicas veterinárias credenciadas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Castração II

A ideia de Hércules é que o Governo do Estado faça gratuitamente a castração de cães e gatos, machos e fêmeas, que vivem nas ruas, e a “preços populares” para a população de baixa renda que tenha pets em casa.

Foto da coluna: Secom/ES.