Tribunal de Contas de olho em Marataízes

Licitação

O Tribunal de Contas do Estado acolheu mais uma representação contra o prefeito de Marataízes, Robertino Batista (PDT), o “Tininho” – que já acumula 36 processos na Justiça do Município. Agora é sobre a licitação 21/2014, com a contratação de empresa de transporte. A licitação previa que a contratada deveria percorrer 25 mil km entre Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória durante nove dias. Há suspeita de que a quilometragem teria sido “turbinada”.

Licitação II

A licitação foi autorizada em 2014 pelo prefeito e o ex- secretário de Saúde – e atual vereador -, Erimar da Silva Lesqueves (PHS) em favor da empresa Reis Transportes e Turismo Ltda. O relator do TC, Rodrigo Coelho, notificou a Prefeitura para que no prazo de 20 dias apresente dados que esclareçam o conteúdo licitatório.

Balanças móveis

Nesta semana, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados recebeu garantias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de que as suspeitas de irregularidades em balanças móveis na BR 259 serão investigadas. Quem denunciou as irregularidades foi o deputado federal Da Vitória (CIDADANIA/ES).

Balanças móveis II

O parlamentar afirma que erros de pesagem geraram cerca de 100 multas indevidas. “Tenho fotos e documentos de caminhões que, quando pesados na origem e no destino, registram peso completamente diferente do que nas balanças móveis  de João Neiva e Colatina. É um assalto o que está acontecendo”, acusa.

Davi e Rigoni

Na última sexta (12), o vereador de Vitória Davi Esmael se reuniu com o deputado federal Felipe Rigoni (ambos do PSB). Davi levou ao deputado uma proposta de projeto de lei para conceder gratuidade a idosos e pessoas com deficiência em estacionamentos privados. O vereador já foi autor de uma lei que deu gratuidade a essas pessoas no estacionamento rotativo, mas a lei foi revogada em 2014 por ação judicial da Prefeitura (Adin).

CPI do Bandes

Membro efetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT/ES) apresentou requerimento convocando os ex-presidentes do banco para prestarem esclarecimentos. Devem ter muito o que falar. A CPI apura os atos do BNDES entre 2003 e 2015.

Foto da coluna: reprodução internet.