Retirada urgência da promoção dos PMs

Crédito: Helio Filho

Recuo estratégico

Um dia depois de obter uma vitória na aprovação de quase todo o “pacotão” da saúde na Assembleia Legislativa, o Governo do Estado achou por bem fazer um “recuo estratégico” nesta terça-feira (23) com relação aos dois projetos de lei complementar (PLC) sobre a mudança nas regras de promoção de carreira para oficiais e praças (soldados e cabos) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Recuo estratégico II

Diante da resistência da chamada “bancada policial” – em especial do deputado Capitão Assumção (PSL) -, o próprio líder do governo na Assembleia, Enivaldo dos Anjos (PSD), solicitou à Mesa Diretora que retirasse a urgência na tramitação dos projetos. Agora, eles devem voltar a tramitar na sessão de quarta-feira, em “ritmo normal”.

Oposição

Capitão Assumção disse que se os projetos fossem votados “a toque de caixa”, a consequência seria ruim para o Governo do Estado, pois, segundo ele, há muitos pontos considerados controversos pela categoria. “É uma mudança que vai ficar para os próximos 50 anos, isso é muito sério”, disse o parlamentar.

Escala extra

Fonte da coluna disse também que, na tentativa de evitar uma mobilização de PMs na Ales na tarde desta quarta – quando os projetos voltam à pauta -, o Comando-Geral da PM teria criado uma “escala extra” de trabalho.

Assembleia acessível

O presidente da Assembleia, Erick Musso (PRB), recebeu nesta terça os representantes do Movimento Organizado de Valorização da Acessibilidade (Mova). O grupo é conhecido pela luta ferrenha pelas causas das pessoas com deficiência e cobrar mais acessibilidade no prédio da Ales.

Assembleia acessível II

E olha que a Ales tem uma das edificações consideradas de melhor acesso. Regra geral, o Poder Público anda longe do ideal. Musso garante haver vontade política. “Estamos com um projeto em execução para a instalação de sinalização tátil e contratação de intérpretes de libras, e com as sugestões do Mova vamos fazer mais”, diz.

Debatendo a previdência

Está em Vitória o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, para participar de três debates nesta terça. Pela manhã, com o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lucio; à tarde,  com sindicalistas ligados ao PT; e à noite, em uma plenária no Sindibancários. A posição dele é contrária à aprovação do projeto de reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

Foto da coluna: Hélio Filho/Secom ES.

Um comentário em “Retirada urgência da promoção dos PMs”

  1. Senhores, quando é que os senhores irão perceber que esse fundo estático, texto móvel e fonte cinza prejudica demais a leitura?….a notícia precisa estar clara para leitura, será que ninguém percebeu isso ainda ai na edição?

Comentários estão fechados.