Adiada eleição no MDB de Vitória

Novo capítulo

O mais novo capítulo no cabo de guerra entre o deputado estadual José Esmeraldo e o presidente do MDB de Vitória, Chico Donato, aconteceu nesta quinta (2). Enquanto o Diretório Municipal do partido apresentou notícia crime no Ministério Público contra Esmeraldo, o deputado obteve uma decisão favorável da 9ª Vara Cível, adiando a realização da eleição, marcada para o próximo sábado (4). O juiz Marcos Horacio Miranda determina ainda que o presidente do Diretório Municipal, Chico Donato, publique imediatamente novo edital de convocação. Ainda cabe recurso.

Acusação

A acusação feita pelo MDB de Vitória contra Esmeraldo ao MPES é a mesma já feita à Delegacia de Defraudações da Polícia Civil (Defa) na última terça (30): falsidade ideológica. Esmeraldo teve a candidatura impugnada pela Comissão Eleitoral na última segunda (30).

Apoios

Para além da escolha de quem vai ter o controle do partido na capital, também está em jogo a disputa pela presidência estadual, cuja eleição será – ao menos até agora – na segunda quinzena de junho. Esmeraldo é apoiado pelo ex-deputado federal Marcelino Fraga. A outra candidatura é a da deputada estadual Luzia Toledo, que tem apoio do atual presidente do MDB no ES, Lelo Coimbra. Lelo e Fraga devem disputar o comando estadual.

Desligamento

O vereador de Vitória Roberto Martins (PTB), presidente da Comissão de Educação da Câmara, entrou com requerimento junto à Mesa Diretora nesta quinta (3) para que o vereador Vinícius Simões (CIDADANIA) perca a vaga que tem na comissão. O requerimento se baseia no regimento interno da CMV, que diz que um membro da comissão não pode ter três faltas consecutivas. Segundo Martins, Simões não compareceu a nenhuma das quatro reuniões deste ano. E olha que ele é professor.

O vereador Vinícius Simões, com o prefeito Luciano Rezende ao fundo. Foto: reprodução/Facebook.

Desligamento II

“Eu acredito que um vereador membro da comissão deva minimamente cumprir seu dever de comparecer às reuniões. Infelizmente, isso não foi feito, e estamos pedindo que ele seja substituído”, afirmou o presidente. Pelo regimento, há um prazo  de três reuniões ordinárias da comissão para a indicação do substituto.

O que diz Simões

O vereador Vinícius Simões diz que ele mesmo é quem pediu o desligamento, por falta de tempo, já que também faz parte de outras quatro comissões: Justiça; Finanças; Ciência e Tecnologia; e Mobilidade Urbana. Diz também que pediu a Martins que mudasse os horários das reuniões, mas não foi atendido.

Inspira

O professor e ex-candidato a governador do ES, Aridelmo Teixeira (NOVO), anuncia o lançamento, nesta sexta (3), na Fucape, do Inspira ES. Vem a ser um movimento suprapartidário que pretende lançar as bases da “nova política” no Brasil.

Inspira II

Aridelmo é o coordenador do movimento no ES. O lançamento terá a presença da deputada federal e líder do governo Bolsonaro na Câmara, Joyce Hasselmann (PSL), que vai participar de debate com o tema “A Reforma da Previdência e a Reconstrução do Brasil”.

Outros

Além da parlamentar, também farão parte do debate o secretário de Previdência Social do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, e o diretor do Ministério da Economia, Bruno Funchal.