Áudios da discórdia
Um vazamento em série de áudios supostamente enviados pelo vereador Dito Xaréu (SD) a empresários do ramo de turismo está “causando” na Câmara de Guarapari. Neles, o parlamentar – que é líder do prefeito na Câmara – teria negociado vantagens indevidas em troca da alteração de uma lei municipal.
Áudios da discórdia II
Nesta terça (21), o Gaeco – grupo do MPES que investiga o crime organizado – informou que enviou a denúncia para a Promotoria de Justiça de Guarapari. Denúncia, aliás, feita pelo próprio presidente da Câmara, Enis Gordin (PEN).
Suspeita
A suspeita é de que Xaréu teria negociado vantagens com três empresários do ramo de turismo, em troca da alteração de uma lei municipal que impediria a instalação de uma nova casa de shows em Meaípe. A lei foi alterada no ano passado, mas os efeitos dela estão suspensos pela Justiça Estadual. O vereador acusado diz que não reconhece a autenticidade dos áudios e que se trata de montagem para prejudicá-lo.
Iases
Quase a metade dos internos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) não estuda. O dado é do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). São 43% sem receber educação por parte do Estado.
Obrigatório
Após não comparecerem nem enviarem representantes, o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, e a secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, foram convocados pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a falta de oferta de ensino aos socioeducandos.
Laico?
A Câmara de Vitória rejeitou hoje o projeto do vereador Roberto Martins (PTB), que abre a Câmara para outras manifestações religiosas. É que, atualmente, só é feita a chamada “leitura do texto bíblico”. A proposta era estender também a religiões não cristãs. Sete vereadores votaram contra: Davi Esmael (PSB), Neuzinha de Oliveira (PSDB), Leonil Dias (CIDADANIA), Amaral (PHS), Max da Mata (PSDB), Wanderson Marinho (PSC) e Waguinho Ito (CIDADANIA).
Transparência
O deputado estadual Hércules Silveira, o Doutor Hércules (MDB), protocolou projeto que exige a divulgação do nome do órgão responsável, bem como o gasto total, de todas as campanhas publicitárias veiculadas pelo Governo do Estado.
Junho Verde
O senador Fabiano Contarato (REDE) entra em contato com a coluna para informar que no mês de junho o Senado vai realizar audiências públicas e uma sessão solene em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação foi batizada de Junho Verde.
Foto da coluna: reprodução internet.