Aposentadoria especial
O deputado federal Helder Salomão (PT/ES) apresentou projeto para acabar com a aposentadoria especial no Congresso Nacional. O PL 3.565/19 extingue o Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC), e estabelece uma regra de transição para os atuais contribuintes do plano – que têm direitos adquiridos. O projeto também proíbe a averbação do tempo de exercício de outros mandatos.
Difícil derrubar
Salomão diz que a ideia inicial era eliminar por completo o PSSC, mas isso seria considerado inconstitucional. Em tempo: o deputado capixaba não é usuário do plano e vai se aposentar como professor da rede pública estadual de ensino.
Divulga Ideb
A Câmara de Vila Velha aprovou projeto de autoria da vereadora Dona Arlete (PSL), que obriga as escolas do município a divulgar os resultados da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), para o conhecimento geral dos alunos, familiares e comunidade escolar. A matéria agora vai para a sanção do Poder Executivo.
Dary no PSB
Depois de sair do PRP quando ainda era o presidente estadual da sigla – e ficar algumas semanas sem partido -, na última segunda (17) o deputado estadual Dary Pagung assinou ficha de filiação no PSB.
Concorrida
A filiação, na sede do partido, foi concorrida. Teve direito às presenças do governador, Renato Casagrande, da vice, Jaqueline Moraes, do secretário de Agricultura, Paulo Foletto, e do presidente do PSB no ES, Carlos Rafael, entre outros correligionários.
Doe sangue
A Câmara Municipal de Vitória aderiu à campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue – comemorado no último dia 14. Nesta quarta (19), uma equipe do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes) vai realizar coleta voluntária junto aos servidores municipais e população em geral. O ônibus do Hemoes vai ficar estacionado em frente à Câmara, entre 8h30 e 13h30. No local, também serão feitos cadastros para doação de medula óssea.
Contrato do barulho
Continua rendendo o contrato firmado entre a Prefeitura de Pancas, no norte do ES, e o escritório de advocacia do presidente da Ordem dos Advogados do Espírito Santo (OAB/ES), José Carlos Rizk Filho. O vereador José Lúcio Dutra (PODEMOS) considera a medida “inadmissível”, e diz que há, no quadro do funcionalismo, profissionais capazes para executar as tarefas.
Contrato do barulho II
O que chamou a atenção na pequena cidade foi o valor do contrato para a prestação de serviços jurídicos, R$ 247,5 mil. A contratação foi publicada no Diário Oficial da última quarta (12).
Foto da coluna: Assessoria Câmara dos Deputados.
deputado do PT esta pegando leve com as aposentadorias, pedir dinheiro emprestado para nos pagarmos é de 450 a zero, como explica isso nem os deputado do PC do B votaram contra. essa aposentadoria e a CLT são herança dos métodos de escravidão. o governo aumenta os preços e faz a inflação, para arrecadar mais? quem fez essa constituição, e deu mais aumentos e mais poderes ao judiciário, foi o PT…….