Quanta honra!

Excesso

Depois das últimas indicações de personalidades para o título de Cidadão Espírito-santense, a concessão desse tipo de homenagem por parte da Assembleia Legislativa entrou em xeque.  Os nomes da ministra Damares Alves (recentemente condecorada) e do ativista de esquerda Jean Wyllys (o próximo da lista) deram o clima para o acirramento do debate, o que levou a se questionar se não haveria um excesso de honrarias vindas do Legislativo.

Limite

Com a percepção de que a opinião pública não vê a entrega de medalhas, diplomas e afins como uma das atividades mais salutares por parte dos parlamentares estaduais, o deputado Sergio Majeski (PSB) apresentou proposta para limitar o número de comendas e títulos concedidos anualmente pela Casa de Leis.

Proposta

A proposta de Majeski pretende limitar em até três honrarias por cada deputado. O que exceder esse limite deverá ser custeado pelo próprio parlamentar que homenageia.

Comissão

O próprio presidente da Ales, Erick Musso (PRB), já havia se atentado para a necessidade de frear o entusiasmo dos deputados, ao criar uma comissão para reavaliar a oferta de honrarias pela Assembleia.

Dá-lhe medalha

Somente para 2019, a Ales poderá gastar mais de R$ 200 mil com as mesuras – são 56 tipos diferentes. De fevereiro a junho, foram concedidas cerca de 300 comendas e medalhas, com gastos aproximados de R$ 33 mil.

Convívio com a seca

Incentivar e auxiliar os agricultores a enfrentar longos períodos de estiagem – como o que assolou o ES entre 2014 a 2017 – é o que pretende a presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, Janete de Sá (PMN). Ela apresentou projeto de indicação para o Governo do Estado promover diversas ações.

Convívio com a seca II

Entre elas estão a construção de pequenas barragens, caixas secas e cisternas, a substituição de sistemas de irrigação e a ampliação do programa “Reflorestar” e “Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA”. A indicação, já lida em plenário, está nas mãos do governador Renato Casagrande (PSB).

Foto da coluna: divulgação Ales.

2 Respostas para “Quanta honra!

  1. companheiro, parece que não estamos em um pais que tem o 4° orçamento negativo, apanhando dinheiro emprestado para paga as contas, com o custo de 125.000 por dia, para cada deputado. o estado custa 40% de tudo que consumimos, argentina 20 américa do norte 17. nossa mateira prima como minério e celulose vai todo embora, não vemos uma fabriqueta. certamente se pensarmos nestes problemas encontraremos a solução.

  2. Vocês poderiam fazer um levantamento sobre esse assunto nas câmaras de vereadores, principalmente em cariacica. Iria nos ajudar muito já que o pouco que acompanho percebe que passa do limite

Comentários estão fechados.