Último ano de PH tem parecer pela aprovação das contas no MPCES

Contas PH

O Ministério Público de Contas (MPC/ES) emitiu parecer pela aprovação das contas do Governo do Estado, referentes ao exercício de 2018 – último ano de Paulo Hartung (sem partido). Mesmo assim, foram expedidas diversas recomendações relacionadas à “falhas verificadas no exercício”.

Falhas

O MPC disse não haver “graves infrações à norma e nem lesão ao erário”, mas apontou “situações verificadas” que “exigem atenção”. Entre elas, o índice de recursos aplicados na Educação – que é bastante questionado pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSB); o superdimensionamento da Receita Corrente Líquida (RCL) a partir do uso de recursos de royalties; e o aumento das despesas do Fundo Previdenciário. 

Patinetes

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa abriu debate sobre uma legislação de trânsito específica para veículos ciclo elétricos e ciclomotores – os famosos patinetes elétricos, que invadiram ruas, calçadas e ciclovias de várias cidades do país. O presidente do colegiado, deputado Marcelo Santos (PDT), é autor de Projeto de Lei Complementar (PLC 25/2019), que cria as regras para o uso do novíssimo modal de mobilidade.

Com a mão na massa

Em Itapemirim, o secretário de Saúde, Júlio César Carneiro, quebrou o protocolo e encabeçou um mutirão de limpeza no município contra o mosquito da dengue. Ele diz que é necessário ir além das visitas dos agentes de endemias e da pulverização com o carro fumacê. Colocar a mão na massa, diz, motiva os moradores a também fazer o mesmo. No último sábado, a ação foi no bairro Nametala Ayub.

Foto da coluna: reprodução TV Vitória.