O império do crime 

Marcos do Val

Ameaça real

Tão logo tornou-se o relator do pacote anti-crime no Senado, o senador Marcos Do Val (CIDADANIA/ES) afirma ter começado a receber ameaças por e-mail, que atingiam a ele e aos familiares. Nesta quinta (4), Do Val denunciou estar sendo vigiado. No último fim de semana, o circuito de TV da casa dele registrou imagens de pessoas armadas rondando o local. Do Val acredita que isso tem relação direta com a atuação dele na articulação pela aprovação do projeto.

Ameaça real II

Nesta tarde, Do Val esteve na sede da superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para registrar o fato. E, no início da noite, divulgou ter recebido um novo e-mail anônimo, no qual os bandidos ironizam o fato dele ter percebido a movimentação suspeita.

Moro

Além da PF, Marcos Do Val também esteve com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O senador não tem dúvida de que a ronda se tratou de uma sondagem, a fim de descobrir hábitos dos moradores da casa, bem como de traçar uma estratégia para um ataque. 

Projetos

O relatório do pacote anti-crime foi entregue esta semana e está em vias de ser votado no Senado. O documento compila os três projetos de lei originais enviados por Moro ao Senado, que endurecem as penas para crimes de tráfico de drogas, homicídio e corrupção. 

Peso e preço 

Nesta quinta (4), os vereadores de Vitória aprovaram o Projeto de Lei 143/2018, de autoria do vereador Luiz Paulo Amorim (PV), que dispõe sobre a inclusão de balanças em supermercados e hipermercados. 

Peso e preço II

A ideia é que os equipamentos fiquem não apenas nos caixas, mas também nos setores de hortifruti e nas gôndolas/prateleiras, em local visível, com indicação de placas. As punições vão de simples multa até interdição do estabelecimento. O projeto vai agora para sanção do prefeito Luciano Rezende (CIDADANIA).

Turbulência em Vitória

Por falar no prefeito de Vitória, o site Agência Congresso afirma que o partido dele, o CIDADANIA, está batendo asas para longe do PSB do governador Renato Casagrande, e em rota de aproximação com o arquirrival Paulo Hartung. O movimento passaria pelo apoio de PH à candidatura do deputado estadual Fabrício Gandini – correligionário e pupilo de Luciano – à prefeitura de Vitória em 2020. A conferir.

Saúde da Família 

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, divulgou nesta quinta (4) que o Ministério da Saúde vai aumentar a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) em todo o país. O anúncio foi feito pelo ministro Henrique Mandetta durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília.

Saúde da Família II

Ao todo, serão credenciadas cerca de 10 mil equipes de serviços de atenção primária em todo o Brasil. No Espírito Santo serão 1.992 novas, que atenderão a 63 municípios.

Foto da coluna: Agência Senado.