Câmara de Linhares cassa mandato de vereadora

Cassada

Entre as idas e vindas, a vereadora de Linhares, Rosa Ivânia Euzébio, a Rosinha Guerreira (DC) teve o mandato cassado esta semana, após um processo na Câmara Municipal. Ela é acusada de rachid e chegou a ter a prisão preventiva decretada, em fevereiro deste ano, mas conseguiu habeas corpus e retornou ao legislativo na ocasião. Em maio, no entanto, ela voltou a ser afastada do cargo.

Substituta

A cassação foi unânime: 12 votos a favor. Quem assume a vaga é Pâmela Maia (DC), que já ocupava o cargo desde o último afastamento. A coluna tentou contato com Rosinha e com o advogado dela, e ainda aguarda o retorno.

Gratuidade

O Deputado Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido) apresentou uma PEC que dispõe sobre a gratuidade do vale transporte para os portadores do vírus HIV e doenças crônicas, para uso no transporte coletivo intermunicipal.

Justificativa

Pazolini justifica dizendo que, com a integração do sistema de transporte coletivo de Vitória ao Transcol, cerca de 4 mil capixabas incluídos nesse grupo de gratuidade correm o risco de perder o benefício com a implantação do bilhete único.

Fim da frota

Nesta semana, recebeu parecer pela constitucionalidade na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 417/2017, de autoria do deputado estadual Hércules Silveira, o Doutor Hércules (MDB). 

Fim da frota II

O PL põe fim à frota de veículos públicos para transporte de autoridades e servidores, substituindo por táxis ou veículos de aplicativo. São Paulo e outros estados já adotam a iniciativa. Na próxima semana, o projeto vai para a pauta de votação em plenário.

Anchieta

Seguem as costuras para as eleições a prefeito do ano que vem. Em Anchieta, no sul do ES, o desafio é se viabilizar para enfrentar Fabrício Petri (MDB), o atual prefeito, que vai buscar a reeleição. Fabrício é herdeiro do espólio do pai, Edival Petri, que foi prefeito do município em três ocasiões.

Nomes

Nesta semana, surgiu o nome do vereador Geovane Meneguelle (PSD). A seu favor, além do trato local, as boas relações com o grupo do governador Renato Casagrande (PSB).

Nomes II

Também vão enfrentar o herdeiro da família Petri os vereadores Beto Caliman (DEM), que preside a Câmara Municipal, e Alexandre Assad (PRB), que está prestes a migrar para o PSL.

Foto da coluna: Reprodução / Câmara Municipal.