Ensino dentro de casa pode ser oficializado em Vitória

Vinícius Simões na Câmara de Vitória

Home Schooling

O veto imposto pelo prefeito Luciano Rezende (CIDADANIA) ao projeto de Lei do vereador e correligionário Vinícius Simões, que fixa normas para o Home Schooling na cidade de Vitória, foi derrubado por ampla maioria na última quinta (15). O termo em inglês serve para definir um tipo de educação na qual os familiares do estudante se responsabilizam pelo ensino, que é feito dentro de casa e não nas escolas.

Home Schooling II 

O curioso é que o único vereador que foi a favor da manutenção do veto de Luciano foi Roberto Martins (PTB), que vem a ser o único vereador declaradamente de oposição ao prefeito. Martins tem o mesmo entendimento da Procuradoria da PMV, de que o tema cabe ao Governo Federal (Lei de Diretrizes e Bases). Além disso, considera inconstitucional criar atribuições para a Secretaria Municipal de Educação. O texto diz que cabe à Seme e ao Conselho Tutelar monitorar a avaliar o nível de aprendizagem dos alunos.

O autor

Vinícius Simões disse que o Home Schooling já é praticado por cerca de 40 famílias em Vitória. “É uma tendência que o poder público não pode ignorar”, analisa. Ele quer garantir que as crianças tenham os mesmos direitos aos serviços públicos das crianças matriculadas em escolas tradicionais.

Sem acordo

Não houve acordo na Audiência de Conciliação entre o deputado estadual Sergio Majeski (PSB) e os três autores da fake news realizada contra ele em 2017 – Renzo Colnago (ex-presidente do Prodest), Lorena Covre Malta e Igor Gabrielli Rosa. 

Sem acordo II

A audiência foi realizada na última sexta (16), no 2º Juizado Especial Cível de Vitória. Sem a conciliação, a Justiça marcou para o dia 26 de setembro a Audiência de Instrução e Julgamento do processo movido por Majeski. Em fevereiro deste ano, após a conclusão do inquérito, a Polícia Civil denunciou os três por crime de difamação.

Férias articuladas

O secretário municipal de saúde de Itapemirim, Júlio César Carneiro, aproveitou as férias para visitar o subsecretário estadual da Casa Civil, Ricardo Iannotti, e o subsecretário estadual de Turismo, Gedson Merízio. 

Férias articuladas II

As visitas foram institucionais, em busca de parcerias para projetos e de investimentos no município. Mas vale registrar que os dois subsecretários, coincidentemente, são filiados ao PSB do governador Renato Casagrande. Pode ser uma tentativa de aproximar a gestão de Itapemirim ao Governo do Estado, já que a relação não é das melhores.

TRE

O Juiz Rodrigo Marques de Abreu Júdice, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/ES), representou o órgão no 1º Fórum Diálogos sobre a Reforma Política e Eleitoral, promovido esta semana pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, em Brasília.

TSE

Já o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início esta semana à divulgação nas redes sociais de uma série de vídeos sobre as eleições municipais de 2020. Os materiais, produzidos pelo Núcleo de TV do TSE, também serão veiculados durante a programação da TV Justiça.

Foto da coluna: Assessoria CMV.

Um comentário em “Ensino dentro de casa pode ser oficializado em Vitória”

  1. Eu concordo com essa ideia poderia ter em Cariacica também.pois a criança ficaria mais segura deste mundo ficaria mais barato também para os pais e uniria mais a família (coisa mais importante que está faltando nos dias de hoje) capacidade os pais já tem .

Comentários estão fechados.